Paralisia do sono: Como é ter este problema?

Fonte: CENÁRIOMT

Paralisia do sono: Como é ter este problema?
Paralisia do sono: Como é ter este problema?

A paralisia do sono são episódios nos quais você tem a sensação de estar acordado, mas não consegue se mover e, às vezes, seria acompanhado de alucinações ou medo intenso.

As causas exatas por trás da paralisia do sono são desconhecidas, mas pode estar relacionado a dormir de costas, falta de sono, estresse ou não ter horas claras de sono, como em pessoas que trabalham em turnos.

De acordo com o European Sleep Institute , eles geralmente ocorrem logo após adormecer, momentos antes de dormir ou imediatamente antes de acordar.

Como é a paralisia do sono?

“Parece que, se eu não tentar o meu melhor para me mover, vou ficar assim para sempre. Normalmente, tenho que começar mexendo um dedo do pé ou dedo, e então tenho que manter esse impulso até que eu esteja totalmente acordado”.

Do Instituto Europeu do Sono classificam a paralisia do sono em três categorias diferentes , dependendo dos sintomas que produz:

Intruso: Geralmente inclui a sensação de que há uma presença ameaçadora na sala, sons de maçanetas, ouvir passos lentos ou ver a sombra de uma pessoa.

Incubus: sente-se uma pressão no peito, acompanhada de dificuldade respiratória e sensação de sufocamento ou estrangulamento.

Vestibular: Parece que o corpo está girando, caindo ou até mesmo voando.

Pode ser tratado?

Não existe um tratamento exato para a paralisia do sono, mas podem ser dadas recomendações que permitirão que você tenha um horário de sono e melhor descanso.

  • Você pode manter um horário definido para ir para a cama e acordar e cumpri-lo mesmo no fim de semana.
  • Certifique-se de que seu ambiente esteja nas melhores condições para descansar, como temperatura, abrigo e escuridão.
  • Reduza a exposição à luz nas horas antes de dormir.
  • Não trabalhe ou estude em seu quarto.
  • Evite tirar uma soneca depois das 3 da tarde.
  • Não durma com a televisão ou as luzes acesas.
  • Evite consumir álcool à tarde.
  • Exercício diário.
  • Deixe os aparelhos eletrônicos fora da sala.
  • Não assista a telas por pelo menos uma hora antes de dormir.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.