Andar para trás para queimar calorias e perder peso tornou-se a nova tendência no fitness e essa é uma técnica que vem sendo usada há muitos anos para queimar mais calorias.
Como afirma este especialista “trata-se de dar ao seu corpo alguns estímulos desconhecidos para que reaja mais e melhor se adaptando a esses estímulos”.
Ele continua explicando que sendo um novo exercício para os músculos, articulações e até para o nosso cérebro, muitos mecanismos são acionados e são estimuladas novas áreas que talvez não tenham sido previamente ativadas com exercícios comuns.
1 minuto de caminhada para trás equivale a 3 caminhadas normais para queimar calorias
Daniel Galindo explica que estudos indicam que é possível queimar mais calorias e faz sentido. “Nosso corpo caminha para frente automaticamente, sem nem pensar, então nosso corpo está totalmente acostumado a isso.”
Agora, andar para trás é mais difícil , o equilíbrio, os sentidos, os músculos que sempre participaram do movimento contrário, etc. intervêm. “Todo esse conjunto nos torna mais ativos e, portanto, podemos queimar mais calorias do que caminhar como de costume”. Como afirma o especialista, “diz-se que 1 minuto andando ou correndo para trás equivale a 3 minutos fazendo a mesma coisa para a frente”.
Também protege suas articulações
Andar para trás também tem seu impacto nas articulações. “Trabalhar os músculos em suas diferentes zonas e movimentos faz com que tenhamos essas articulações mais protegidas porque são desenvolvidos músculos que, de outra forma, não seriam trabalhados.”
Aumente sua função pulmonar
Quando você anda para trás, além de perder peso, outras capacidades são aprimoradas pela simples razão de que é um “esforço” extra ser novo e isso faz com que todo o nosso corpo treine para se adaptar e fazer cada vez melhor. “Chama-se adaptação e é o que comumente conhecemos como treinamento.
Quanto tempo você tem que andar para trás para perder peso?
Sabendo que essa maneira de caminhar queima mais calorias, provavelmente estamos prontos para ir às ruas para perder peso caminhando. Você não precisa ficar obcecado. Já faz mais de 10 anos que incorporei o trote leve para trás no meu treino de corrida. Basta fazer pequenos blocos de 1 minuto , para por exemplo, alternado com corrida ou caminhada para a frente. Como tudo, você deve fazer isso progressivamente e começar com alguns minutos até ir até 10-15 minutos.
Cuidado com quedas
O especialista em fitness da Vivagym também lembra que você deve ter em mente que andar para trás pode ser perigoso e que podem ocorrer quedas. Portanto, deve ser feito em uma área segura. Evite locais com tráfego intenso e terrenos íngremes. O ideal é treinar em um caminho claro e livre de pedras.
Faça com os amigos
Caminhar, como você sabe, é um dos melhores exercícios cardiovasculares. Além disso, é algo simples, ao alcance de todos, para que você possa passar de três a quatro dias por semana caminhando para entrar em forma e perder peso. Se você fizer isso com um grupo de amigos, melhor, pois juntos vocês se motivarão.
Incorpore exercícios de força
Embora a caminhada seja um excelente exercício para perder peso, você não pode esquecer que deve incorporar exercícios de força em seu treinamento, pois aumentam sua massa muscular. O músculo também precisa de mais energia, então a queima de gordura e calorias é mais rápida. Além disso, esse tipo de treinamento é essencial para alcançar uma velhice mais saudável.
Subir de nível
Se você quiser ir um pouco mais longe e testar mais seu corpo, além de andar para trás, você pode seguir o método Ca-Co para começar a correr se nunca correu antes. Consiste em alternar a caminhada com a corrida. Por exemplo, caminhe 2 minutos e corra 1 até chegar a meia hora de treino. Pouco a pouco, você dedicará mais tempo à corrida.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!