Você sabe para que servem os ácidos graxos? Certamente você já ouviu falar dos ácidos graxos ômega, mas talvez não tenha certeza do que são, como podem ajudar sua saúde e onde encontrá-los. Os ômegas são o que chamamos de ácidos graxos essenciais ou AGEs. São gorduras poliinsaturadas que desempenham funções muito importantes que afetam a saúde e a vitalidade do nosso corpo.
Eles são essenciais ou indispensáveis para manter a boa saúde do organismo, e nosso corpo não consegue sintetizá-los. Embora existam alguns, os mais conhecidos são os ômegas 3, 6, 7 e 9 e o adequado é que haja um equilíbrio entre todos os Ômegas.
É por isso que todos devem ser equilibrados, tendo em conta, por exemplo, que a alimentação costuma ser mais rica em Ómega 6 e nos países mediterrâneos também em Ómega 9.

Ômega 3
Os especialistas do Juice Plus+ comentam que é essencial para o nosso corpo, já que não somos capazes de sintetizá-lo, por isso devemos obtê-lo através de uma dieta em que abundam os ácidos graxos EPA e DHA e o ácido alfa-linolênico (ALA), presente nos peixes , vegetais de folhas verdes, como alface e espinafre, sementes e nozes. Outro alimento rico em ômega 3 são as algas.
Ômega 5
Também conhecido como ácido punicico, é encontrado em sementes de romã e sementes de cabaça de cobra. Quanto aos seus benefícios, destaca-se por suas propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce dos órgãos. Além disso, auxiliam no tratamento de doenças cardiovasculares.
Ômega 6
Pertencente ao grupo dos ácidos poliinsaturados, o ômega 6 é encontrado em alimentos como óleos vegetais, quinoa, grãos integrais e ovos , por isso são os mais fáceis de obter na alimentação. Desse grupo, destaca-se o ácido graxo gama-linolênico, capaz de reduzir a inflamação.
Os ácidos graxos ômega 6, especificamente o ácido gama linoléico ou GLA (segundo a sigla em inglês) também são encontrados nos óleos de borragem e prímula.
Ômega 7
Talvez seja menos conhecido, embora seja cada vez mais utilizado. O ômega 7 é um ácido graxo monoinsaturado, na verdade, é o ácido palmitoleico. Ele nos diz que o ômega 7 é, de certa forma, uma forma saudável de gordura trans. As gorduras trans são negativas para o corpo, pois causam aumento da inflamação celular e envolvem a resistência arterial.
No entanto, ao contrário deste tipo de gordura, o Omega 7 tem um efeito benéfico. Sua função mais importante é ajudar a melhorar a comunicação entre a gordura e o tecido muscular do corpo.
O consumo deste tipo de Omega pode ajudar a nossa saúde, hidratando as mucosas, podendo também regenerar a pele e favorecer o aumento dos níveis de colesterol bom. Abacates, ovos (principalmente a gema), laticínios, nozes de macadâmia e peixes como a anchova, são alimentos onde podemos encontrá-la, assim como o espinheiro marítimo.
Ômega 9
Azeite, nozes e abacate são alimentos ricos neste ácido graxo monoinsaturado. Este ômega ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, combater a prisão de ventre e doenças neurodegenerativas, acalmando os níveis de estresse e ansiedade . Este tipo de ômega também funciona como anti-inflamatório quando combinado de forma equilibrada com ômega 3 e 6.
Os ácidos graxos ômega 9 ou ácidos graxos monoinsaturados podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e derrames. Eles demonstraram aumentar o nível de colesterol HDL (“bom”) e diminuir o nível de colesterol LDL (“ruim”). Portanto, facilitam a eliminação do acúmulo de placas nas paredes arteriais, que podem ser a causa de um infarto ou acidente cardiovascular.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!