O movimento internacional Outubro Rosa tem objetivo de alertar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Mais que uma doença física, a neoplasia mamaria impacta às emoções, muda a rotina das famílias e afeta todo uma comunidade quando o ente querido é diagnosticado. Para enfrentar essa realidade, o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) traz dicas importantes de prevenção e combate à enfermidade.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e foi responsável por 9,6 milhões de óbitos em 2018.Desse total, 2,09 milhões de mortes são relacionadas ao câncer de mama. O avanço da doença é evidente nos registros de Mato Grosso, conforme aponta a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que recebeu a notificação de 538 casos detectados em 2021, 669 em 2022 e 777 em 2023.
A maioria dos casos, quando detectados precocemente e tratados adequadamente, tem 90% de chance de cura. Os principais sinais suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
A neoplasia mamaria não tem uma causa única. Estudos apontam que fatores genéticos e comportamentais influenciam diretamente no desenvolvimento da doença, entre eles estão: obesidade e sobrepeso, após a menopausa; sedentarismo; consumo de bebida alcoólica; exposição frequente a radiações ionizantes; histórico familiar e primeira menstruação antes dos 12 anos.
Adotar um estilo de vida saudável associado a exames de rotina é a principal arma para combater a neoplasia. “Não podemos alterar os fatores genéticos, mas conseguimos mudar nossos hábitos para desvencilharmos dessa realidade. Precisamos compreender a seriedade da situação e perceber que, ano a ano, o número de casos vem aumentando; e o estilo de vida que levamos tem sido determinante para esse crescimento”, explica o médico do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi), Ediney Espínola.
Confira as dicas de prevenção ao câncer de mama:
Pratique atividades físicas
Três vezes na semana já é o suficiente. Pode ser caminhada, corrida, musculação, aulas de dança, natação, entre outras.
Reduza o consumo de ultraprocessados
Opte por alimentos naturais e nutritivos, ricos em carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras.
Vá ao médico
Para mulher, é fundamental realizar exames ginecológicos e gerais de rotina, como ultrassom da mama e mamografia, para mulheres acima dos 40 anos. Ao menor sinal, procure um médico.
Evite álcool e cigarro
O tabagismo e alcoolismo compromete a saúde das pessoas e é um fato de risco para desenvolver diversos cânceres, inclusive de mama.
Programação Sesi
Para contribuir com a mudança de comportamento do trabalhador da indústria no que se refere a um estilo de vida saudável, o Sesi MT oferta diversos serviços neste mês de outubro.
Especial Outubro Rosa
- Palestra educativa sobre Câncer de Mama – Duração 1h
Dia Mundial da Saúde Mental
Palestra A Mente é Maravilhosa – Duração 1h
Orientação Psicossocial Individual e em grupo – Duração 1h
Palestra Como Lidar com a Ansiedade – Duração 1h
Palestra Depressão: Combatendo o mal do século – Duração 1h
- Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
Café da manhã com a nutricionista – Duração 1h
Palestra Alimentação saudável – Duração 1h
Curso Planejamento de Cardápio Familiar – Duração 4h
- Dia Mundial da Lavagem das Mãos
Palestra Higiene pessoal e higiene no ambiente de trabalho – Duração 1h
- Dia Nacional da Vacinação
Palestra Vacinas: Prevenindo doenças – Duração 1h
- Dia Mundial do AVC Palestra Saúde do Coração – 1h
Palestra Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) – Duração 1h