Os sucos servem para limpar o cólon?

Fonte: CENÁRIOMT

Os sucos servem para limpar o cólon?
Os sucos servem para limpar o cólon? FOTO:PIXABAY

Os sucos servem para limpar o cólon? O cólon é um dos órgãos mais importantes do nosso sistema digestivo.

Suas funções, produzir e armazenar as fezes que serão posteriormente descartadas, fazem com que esta parte do nosso corpo exija a maior atenção e cuidado.

Nesse sentido, é comum que muitos recorram a preparações para “limpar” o cólon, após terem comido refeições pesadas por alguns dias.

Os sucos são realmente eficazes para limpar o cólon?

Ultimamente, tornou-se moda a preparação de líquidos para aliviar o desconforto do cólon.

Nesse sentido, a nutricionista Makarena Guerra indica, em primeira instância, que a recomendação é não consumir alimentos ultraprocessados ​​para não ter que recorrer a instâncias posteriores para aliviar ao invés de prevenir.

Como ele aponta, esse tipo de alimentação “altera a permeabilidade do cólon ou seu movimento (motilidade) e também pode gerar inflamação”.

“Se a quantidade diária de frutas e verduras for atendida, 3 e 2 porções, respectivamente, não é necessário incluir shakes diariamente, pois é sempre preferível consumir frutas e verduras inteiras ou em seu estado natural aos sucos ou treme ”, esclarece.

Na mesma linha, ele observa que “não é recomendável beber sucos naturais de frutas ou vegetais, mas sim ingeri-los inteiros, digamos assim. Isso para que não percam propriedades como fibras e assim ter menor índice glicêmico (capacidade de elevar o açúcar no sangue)”.

Mas se houver complicações no cólon, uma das dicas que mais gera adeptos no mundo da saúde é a chamada dieta fodmap, que elimina alimentos que estimulam a motilidade intestinal como trigo, cebola, alho, leguminosas, laticínios, maçãs e adoçantes, que no intestino geram gases e sintomas como distensão abdominal.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.