A diminuição da massa óssea é algo natural a partir dos 30-35 anos, mas existem fatores que favorecem essa perda, como a menopausa no caso das mulheres, a falta de hábitos de vida saudáveis, o consumo de certos medicamentos e algumas doenças como como reumática.
A osteoporose é uma doença silenciosa, que progride sem apresentar sintomas até ocorrer uma fratura por desgaste ósseo. Felizmente, hoje, os reumatologistas têm as ferramentas necessárias para fazer um diagnóstico precoce que pode prevenir a osteoporose e combatê-la quando já apareceu.
A importância do exercício físico contra a osteoporose
O estilo de vida que temos influencia os nossos ossos e pode ajudar-nos a melhorar a sua qualidade: seguir uma dieta rica em cálcio, não fumar e praticar exercício físico regularmente pode fazer mais pelos nossos ossos do que imaginamos. Praticar esportes diariamente, como dissemos, é outra chave para prevenir a osteoporose e, se você não sofre de nenhuma complicação física, podemos escolher o que mais queremos para ficar em forma.
Se fomos diagnosticados com osteoporose, ainda é essencial que nos exercitemos , mas devemos evitar as práticas que são abruptas e podem causar fraturas, como correr , pular ou exercícios com pesos.
Exercícios aeróbicos com um certo peso
Esses tipos de exercícios são os mais indicados. Referimo-nos àqueles que são realizados em pé, de modo que o peso recai sobre os ossos das pernas, quadris e parte inferior da coluna, fazendo com que funcionem e atrasando a perda de minerais neles. São exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhada, bicicleta elíptica e alguns tipos de dança. Subir e descer escadas, embora não sejam “esportes”, são hábitos que vão nessa direção.
Nadar e andar de bicicleta são ótimos para o condicionamento físico e para melhorar nossa saúde cardiovascular, mas não fornecem a carga de sustentação de peso em nossos ossos necessária para evitar a perda de minerais.
Exercícios que ajudam a manter o equilíbrio
O desenvolvimento do equilíbrio é muito importante para evitar possíveis quedas e fraturas que possam ocorrer em decorrência delas. Para conseguir isso, é muito importante que os pacientes tonifiquem os músculos (aqui a natação é útil) e fortaleçam o equilíbrio praticando, por exemplo, o tai chi, uma disciplina que ajuda a centralizar o eixo do corpo .
De qualquer forma, se sofremos de osteoporose, é fundamental ter a avaliação de um médico especialista para saber onde estamos na doença e quais são os exercícios que mais podem nos beneficiar.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!