Você é daqueles que espera chegar em casa depois do trabalho para finalmente ter um jantar decente porque come pouco durante o dia ? Ou, pelo contrário, aposta em jantares muito frugais à base de comer alguma fruta ou iogurte? Quer coma muito ou muito pouco, saiba que não são o exemplo, longe disso, de um jantar saudável.
Se tem uma coisa que a maioria dos nutricionistas concorda é que não é bom pular nenhuma das refeições principais, inclusive o jantar.
Além disso, muitos enfatizam que o jantar ideal deve ser leve. Mas não se confunda, isso não significa que deva ser escasso.
COMO DEVE SER UM JANTAR SAUDÁVEL?
Em uma dieta que inclua 2.500 kcal, o jantar deve representar 25% , ou seja, 625 Kcal. Agora, não se trata apenas do número de calorias que ingerimos, o cerne da questão é escolher o tipo mais conveniente de proteínas, gorduras e carboidratos para incluir no jantar.
Estes são alguns exemplos de jantares com pratos leves e saudáveis :
- Peru e legumes assados com um toque de açafrão e, de sobremesa, uma nectarina.
- Abobrinha recheada com espinafre e quinoa com mussarela. De sobremesa, melão.
- Creme de abobrinha, pescada grelhada e iogurte desnatado.
- Salada de rúcula e alface de cordeiro, tomate cereja, beterraba, cenoura, ovo cozido e três ou quatro avelãs. De sobremesa, uma banana.
- Um prato de legumes cozidos no vapor (acelga, cardo… ) com tiras ou cubos de frango. De sobremesa, uma pera.
- Ovos mexidos com espargos selvagens e iogurte desnatado.
Mas não só o equilíbrio de nutrientes deve ser levado em conta . Existem alimentos que, devido às suas propriedades específicas, não são adequados à noite. Um óbvio é o café , que devido à sua ação estimulante dificultaria o sono. Mas há outros que não são tão óbvios e que também não são convenientes, por exemplo, especialmente alimentos diuréticos , como alcachofras, porque nos acordam de madrugada para ir ao banheiro.
Queijos curados podem fazer você dormir mal
Uma tábua de queijos é sempre apelativa e, além disso, pode resolver o seu jantar quando não lhe apetecer cozinhar. Mas tomá-lo regularmente não é uma boa ideia por vários motivos.
- Queijos curados são muito ricos em gordura , que promovem uma digestão pesada. Isso pode tornar difícil para você adormecer ou acordar no meio da noite. Em vez disso, opte por queijos leves , como ricota, queijo feta ou queijo cottage.
- Além disso, são ricos em tiramina, substância que pode causar enxaquecas em pessoas sensíveis a ela.
Limite os carboidratos no jantar
Muitos especialistas defendem a ideia de reduzir seu consumo no jantar. No entanto, em nenhum caso devemos suprimi-los completamente. Uma vez que, embora seja verdade que o corpo não precisará dessa energia, podemos acordar com fome e até ter hipoglicemia noturna.
- Escolha sempre carboidratos de qualidade, priorizando suas versões inteiras.
Evite carne vermelha no jantar
Não é a primeira vez que aconselhamos moderação no consumo de carne vermelha e quando se trata de incorporar este alimento ao jantar, as razões tornam-se mais convincentes.
E é que, devido ao seu alto teor de proteína , é difícil de digerir e, portanto, pode causar desconforto e problemas de insônia.
- Além disso, as gorduras saturadas que contém reduzem a serotonina , hormônio que regula o humor e o sono, entre outras funções.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!