Receber uma massagem tailandesa é, sem dúvida, uma das melhores experiências de que podemos usufruir. Mas se além da massagem forem integradas várias técnicas para trabalhar o corpo como um todo, assim como a mente, ela se torna uma verdadeira medicina preventiva. É o caso da massagem tradicional tailandesa, um autêntico ritual de saúde.
A tradicional massagem tailandesa ou Nûat Thai , faz parte de uma verdadeira filosofia de vida na Tailândia, e é inspirada em antigas práticas relaxantes como o yoga e a meditação, explicam-nos do The Organic Spa, em Madrid.
Leia também: Dor nas costas? Dê a si mesmo uma massagem!
Seu fundador foi Shivago Komarpaj, que, segundo o cânone budista Pâli, foi o médico de Buda há 2.500 anos. Ele combinou a medicina tradicional chinesa com seu conhecimento ayurvédico e criou os quatro ramos da Medicina Tradicional Tailandesa: remédios de ervas, medicina nutricional, práticas espirituais e massagem tailandesa, continuam explicando a partir deste centro.
Os tailandeses consideram que esta massagem não só acalma o corpo, mas também a alma de cada pessoa. Aplicado regularmente (uma vez por semana), é considerado um verdadeiro remédio preventivo para levar uma vida muito mais harmoniosa e sem estresse.
O que é massagem tailandesa?
É uma massagem corporal profunda que ajuda a restaurar a energia vital do corpo . O terapeuta, de fato, usará todo o seu corpo nesta massagem enquanto trata o paciente.
Como explica o The Organic Spa, é um autêntico ritual de saúde que funciona a nível físico, emocional e espiritual, acalmando a tensão do corpo através de técnicas estudadas de alongamento e relaxamento, combinadas com movimentos passivos de yoga e pressão aplicada em pontos estratégicos.
Esta massagem reúne as técnicas de 3 disciplinas:
- Amassamento dos músculos.
- Manipulação esquelética ou quiropraxia (osteopatia).
- Acupressão, pressionando certos pontos de acupuntura ou linhas de energia.
Em que se baseia esta massagem?
Como dissemos, a técnica é baseada na pressão, que é realizada com os dedos, mãos, cotovelos ou joelhos do terapeuta, e alongamentos. Estes ajudam a eliminar as tensões de cada músculo e fazem fluir a energia do nosso corpo.
Os 8 benefícios da massagem tailandesa
A massagem tailandesa pode nos ajudar a combater desde problemas de tensão no pescoço ou ombros até disfunções metabólicas. O que se pretende fazer, basicamente, é afinar o nosso corpo para que se sinta em harmonia e pronto para enfrentar qualquer situação. Quando recebido regularmente, há uma clara melhora nos sistemas nervoso, circulatório, digestivo e imunológico.
Os terapeutas do The Organic Spa listam os 8 benefícios mais significativos da massagem tailandesa:
- Alívio imediato do estresse
- Fortalece o sistema imunológico
- Promove a estimulação sanguínea
- Melhora o trânsito intestinal
- Promove e facilita o relaxamento físico e mental
- Promove o tônus muscular e reduz a tensão
- Melhora a postura e aumenta a flexibilidade
- Estimula a mente, o corpo e o espírito
Quais são as indicações?
Por ter tantos benefícios, é indicado em múltiplas condições. De qualquer forma, é sempre aconselhável ir ao médico, mesmo que tenhamos um leve desconforto, principalmente se durar ao longo do tempo.
Estas são as indicações da massagem tailandesa:
- Estresse
- Ansiedade
- Depressão
- Dor de cabeça, neuralgia, mialgia
- Insônia
- Bruxismo
- Falta de concentração
- problemas de casal
- Falta de autoestima
- Nervosismo e dificuldades de relaxamento
- Dores articulares e musculares
- problemas de constipação
A importância de um bom terapeuta
Nem todos podem dar este tipo de massagem . Requer uma técnica milenar que só os grandes mestres tailandeses podem ensinar, e deve ser praticada por anos, lembram-nos do The Organic Spa. Por isso, antes de escolher um centro onde possa beneficiar de todas as propriedades deste tipo de massagem, aconselhe-se sobre a formação dos terapeutas.
Que ligação tem com a ioga?
Algumas pessoas chamam a massagem tailandesa de ‘ yoga preguiçosa ‘. Isso ocorre porque muitas posturas e alongamentos semelhantes aos asanas são praticados. Além disso, o nível de relaxamento adquirido e a consciência da respiração e do momento presente fazem deste tipo de massagem uma boa abordagem e complemento ao yoga.
O que você precisa saber do seu terapeuta
A massagem não deve ser aplicada se o terapeuta ou o paciente estiverem com fome, cansados ou com sono , pois é um ritual que implica um alto nível de energia, concentração e força. Também não deve ser dado se o terapeuta estiver irritado, zangado ou deprimido, pois esses sentimentos e os efeitos negativos resultantes são recebidos pelo receptor. Isso é algo comum em todos os tipos de massagens, pois são transmissores diretos de energia.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!