Os 8 alimentos que ajudam a superar resfriados e gripes

Fonte: CENÁRIOMT

Os 8 alimentos que ajudam a superar resfriados e gripes
Os 8 alimentos que ajudam a superar resfriados e gripes FOTO:PIXABAY

O frio ambiental, as defesas baixas (muitas vezes devido à má nutrição), o estresse ou a falta de descanso favorecem o aparecimento de resfriados e gripes .

Foi demonstrado que a comida é um escudo contra infecções respiratórias. 

Os alimentos a seguir ajudam a combater sintomas como tosse e espirros e fortalecem o sistema imunológico , mantendo resfriados e gripes afastados.

1. CEBOLA: AÇÃO CONTRA RESFRIADOS E GRIPES

Contém compostos de enxofre com propriedades anti-sépticas, tornando-se outro bom remédio para resfriados de inverno . Durante esses dias, você ficará particularmente reconfortado com uma sopa de cebola quente para o jantar.

2. SUCO DE LARANJA: VOCÊ PEGA MENOS RESFRIADOS

Você lidará melhor se incluir frutas cítricas em seus menus . A laranja ou a tangerina são frutas ricas em vitamina C que, embora não impeçam de pegar um resfriado (como muitos acreditam), estimulam as defesas, o que ajuda seu corpo a ficar mais forte e preparado para superá-lo.

3. MEL: ACALMA A TOSSE

O mel sempre foi usado para aliviar dores de garganta e, misturado com leite ou limão, para acalmar a tosse . Embora, de acordo com um estudo recente, possa ser tão eficaz quanto os medicamentos antitússicos (contra a tosse) com a vantagem de não apresentar efeitos adversos. No entanto, não é recomendado para crianças menores de um ano devido ao risco de botulismo.

4. CALDO DE GALINHA: REMÉDIO PARA MUCO

Caldo de galinha ou canja de galinha não só conforta em estados catarrais . Beber caldos sem gordura ajuda a prevenir a desidratação, melhorar a congestão nasal e promover a eliminação do muco. Além disso,os líquidos quentes ajudam a reduzir a inflamação da garganta.

5. CARNES BRANCAS E GRÃOS INTEGRAIS: ENCURTAM O FRIO

Aparentemente, tomar 75 mg por dia de zinco parece ajudar a reduzir a duração dos resfriados entre 20-40% . Tenha em mente que os alimentos mais ricos neste mineral são carnes brancas, mariscos, peixes, nozes, grãos integrais e leguminosas. Inclua-os em sua dieta.

6. LEGUMINOSAS: ESTIMULA AS DEFESAS

Leguminosas como o grão de bico fornecem vitaminas B6, B12 e B9 (ácido fólico) que participam da formação de DNA e proteínas envolvidas no sistema imunológico. E seu papel é tão decisivo que estudos recentes mostraram que, por exemplo, a deficiência de vitamina B6 reduz a imunidade celular em idosos saudáveis, enquanto se essa deficiência for substituída, as defesas se normalizam.

7. PROBIÓTICOS: CUIDA DA MICROBIOTA INTESTINAL

Iogurte , kefir , chucrute ou missô contêm bactérias do ácido lático (lactobacilos) que mantêm o equilíbrio da flora bacteriana intestinal e podem ajudar a reduzir a intensidade dos sintomas do resfriado, como foi observado em um estudo publicado no British Journal of Nutrition.

8. ÁGUA: HIDRATA AS MUCOSAS

Se você não está com fome quando está resfriado, durante os primeiros dois dias você não precisa comer muitos alimentos sólidos, mas precisa comer líquidos, como sucos caseiros, purês ou sopas. E é essencial que você beba líquidos suficientes (entre 8 e 10 copos de água) para facilitar a eliminação do muco e hidratar as mucosas.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).