Como está a sua memória? Sendo o controle central de todo o organismo, o cérebro é um dos órgãos que mais devem ser cuidados. Mas o cérebro está exposto a uma série de variáveis que podem diminuir a atividade cerebral.
A idade, os cigarros, o consumo de certas substâncias, os acidentes vasculares cerebrais, a falta de atividade física e os exercícios cerebrais demonstraram ter um impacto negativo.
Alguns alimentos também podem afetar a função cerebral, especificamente a memória . Saiba quais são os piores produtos que você pode ter em sua dieta.
Álcool
Os efeitos do álcool no cérebro são variados . Imediatamente depois de beber pode-se identificar a falta de inibição, as alterações na capacidade de tomar decisões, entre outros.
Mas, a longo prazo, beber pode interferir em uma variedade de atividades cognitivas, quer você beba todos os dias da semana ou apenas em grandes quantidades no fim de semana.
“O álcool com alto teor de açúcar e aditivos açucarados tende a ser mais prejudicial a longo prazo para a memória e a saúde do cérebro”, disse Caroline Thomason, nutricionista americana, à Eating Well .
Bebidas açucaradas
O açúcar adicionado em diferentes bebidas é um ingrediente prejudicial para o cérebro e especialmente para a memória, então você faria um grande favor ao seu futuro se eliminá-los ou reduzir a quantidade que consome.
“Altas quantidades de açúcares causam danos neurológicos”, explicou ao portal o representante da Academia Americana de Nutrição e Dietética, Wesley Delbridge .
Além de aumentar as chances de ter diabetes tipo 2 , o aumento da glicose no sangue que ocorre quando você os bebe, aumentaria as chances de ser diagnosticado com algum tipo de demência , como Alzheimer .
Em 2017, uma investigação revelou que quem consome muitas bebidas açucaradas teria uma memória pior, o volume do cérebro e o tamanho do hipocampo diminuiriam, estrutura fundamental para aprender e reter informações.
Carboidratos refinados
Alimentos ricos em carboidratos refinados são aqueles feitos de grãos que foram processados e branqueados, como farinha branca ou arroz branco .
Ao longo do caminho, eles perdem a maioria dos nutrientes, como fibras, então, uma vez que entram no sistema digestivo, são rapidamente absorvidos, resultando em um pico de açúcar no sangue.
Alimentos com alto índice glicêmico são responsáveis por aumentar a probabilidade de você ter diabetes tipo 2, mas também podem prejudicar a memória em adultos e crianças, de acordo com a pesquisa .
Uma das características destes é que eles têm um efeito inflamatório no corpo e, segundo estudos, devido à inflamação do hipocampo , isso pode se traduzir em problemas para lembrar de determinados eventos.
Gorduras saturadas e trans
Esse tipo de gordura está presente, principalmente, em alimentos derivados de animais, como diferentes tipos de carnes e laticínios .
A carne vermelha é rica em gordura saturada, o que pode levar ao acúmulo de placas no cérebro. Pesquisas mostraram que as pessoas que mudam para aves, peixes e legumes em suas dietas em vez de carne vermelha têm melhor desempenho cognitivo.
Embora os resultados de outras publicações possam ser contraditórios, especialistas acreditam que esse nutriente pode reduzir o tamanho do tecido cerebral , impactando diretamente na atividade cerebral.
Alimentos ultraprocessados
Segundo pesquisas científicas, esse tipo de alimento é um dos fatores de risco para Alzheimer ou demência .
Não sabemos ao certo por que as pessoas que comem alimentos ultraprocessados têm um risco maior de demência.
Especialistas teorizam que é devido ao consumo de ingredientes que aumentam a pressão arterial ou inflamação, dois fatores que podem danificar o cérebro a longo prazo.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!