Como os as pedras nos rins , as pedras na vesícula são formações sólidas semelhantes a pedras que se acumulam na vesícula biliar . Eles geralmente são compostos principalmente de colesterol, mas também podem conter cálcio ou bilirrubina.
A vesícula biliar é um pequeno órgão, localizado no lado direito do abdômen, logo abaixo do fígado, e é responsável por armazenar a produção de bile que ajuda a digerir a gordura no estômago.
Normalmente, quando o fígado secreta mais colesterol do que a bile pode processar, ele se cristaliza e se acumula dentro do órgão em forma de “pêra”.
Ao contrário dos cálculos renais , que na maioria dos casos se espera que passem naturalmente na urina, quando os sedimentos se acumulam na vesícula biliar, estes geralmente devem ser removidos cirurgicamente.
Quem pode ter pedras na vesícula?
São as mulheres, os idosos, os obesos, se perdem peso muito rapidamente ou se têm histórico familiar, que são mais propensos a desenvolver cálculos biliares.
Quais são os sintomas?
Do mesmo site especializado eles explicam que cerca de 80% das pessoas com cálculos não apresentam sintomas , e pode levar muitos anos antes de detectá-los ou ter algum desconforto.
Mas, em outras ocasiões, são responsáveis por episódios de dor, pois as pedras entram nos ductos adjacentes à vesícula biliar.
Alguns dos sintomas dos cálculos biliares:
- Dor súbita na parte superior direita do abdômen.
- Dor súbita na parte central do abdômen, logo abaixo do esterno.
- Dor nas costas apenas entre as escápulas.
- Dor no ombro direito.
- Náusea ou vômito.
Para diagnosticá-la, é necessário fazer um exame de imagem, geralmente um ultrassom. Uma vez que haja a confirmação, pode-se realizar uma cirurgia ou prescrever medicamentos para dissolver as formações.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!