O surto de dengue no Brasil faz parte de aumento em escala global

Presidente da organização, Tedros Adhanom, visita o país

Fonte: Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Mosquito da Dengue, Aedes Aegypti, picada, malária. Foto: 41330/Pixabay
Mosquito da Dengue, Aedes Aegypti, picada, malária. Foto: 41330/Pixabay

Em visita ao Brasil, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta quarta-feira (7) que o surto de dengue registrado no país faz parte de um grande aumento de casos da doença em escala global. Segundo ele, foram relatados, ao longo de 2023, 500 milhões de casos e mais de 5 mil mortes em cerca de 80 países de todas as regiões, exceto a Europa.

Durante a cerimônia de lançamento do programa Brasil Saudável, Tedros lembrou que o fenômeno El Niño, associado ao aumento das temperaturas globais, vem contribuindo para o aumento de casos de dengue no Brasil e no mundo. O diretor-geral da OMS comentou ainda a vacinação contra a doença e disse que o país tem uma capacidade gigantesca de produção de insumos desse tipo.

05. 02. 2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, no Palácio do Planalto. Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert / PR Por: Ricardo Stuckert/PR

“O Brasil está fazendo seu melhor. Os esforços são em interromper a transmissão e em melhorar o controle da doença”, disse. “Temos a vacina e isso pode ser usado como uma das ferramentas de combate”, completou.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.