Estamos nas semanas em que almoços e jantares abundantes são comuns. A primeira rodada é marcada pelo jantar de véspera de Natal e almoço de Natal. Quem mais quem menos comete algum excesso…
Temos dois objetivos: controlar esses excessos e, caso caiamos em tentação, remediá-la nos dias seguintes. Não podemos perder de vista que excessos e Natal são duas palavras que parecem andar juntas, inevitavelmente.
Se pegarmos no calendário destas semanas, podemos marcar aqueles dias que sabemos serem mais excessos, se valorizarmos o mês todo, não é grande coisa, mas sermos rigorosos com uma boa alimentação nos dias normais de rotina. Temos que ser flexíveis, mas nem tudo dá certo.
O primeiro passo, controlar esses excessos do Natal
A nutricionista sabe que os doces são muito tentadores , por isso é melhor comprá-los no último momento, não em grandes quantidades, e depois que a festa terminar, não deixá-los à vista, melhor guardá-los para outro dia.
Também recomenda manter um bom consumo de frutas e água . A hidratação adequada evita que nos sintamos enjoados, constipados, inchados … e regulamos melhor o apetite, diz ele. E aposte em saborear as receitas tradicionais, mesmo que sejam fora do comum e sejam mais calóricas, mas mantenha algum controle para o bem-estar do nosso corpo, melhor se sentir bem do que não conseguir levantar do sofá.
Considera-se muito importante ser responsável com os familiares que sofrem de patologias . Certas doenças pioram muito com os excessos e a famosa frase ‘nada acontece em um dia’ às vezes pode ser prejudicial à saúde.
Dieta no dia seguinte
Como deve ser a nossa alimentação depois de um dia em que exageramos em alimentos calóricos, doces ou álcool? “O melhor é voltar à rotina habitual e não fazer dietas estranhas para compensar , deixar os dias sem festa para comer legumes, saladas, frutas e preparações simples. Beba muita água e não consuma alimentos ou bebidas com açúcar”, recomenda o especialista. Assim, após a compulsão alimentar, devemos incluir em nossa dieta:
- Muita água e fruta.
- Alimentos leves como um creme de legumes, uma salada… acompanhados de proteínas saudáveis como ovos ou peixe branco.
- Um prato de leguminosas com legumes também é óptimo para comer em dias não festivos.
A chave é compensar?
A nutricionista é clara: Não, o importante é voltar imediatamente a uma rotina saudável, se ganhamos alguns quilos, vamos perdê-los sem problemas depois das férias. A melhor forma de se recuperar dos excessos não é esperar o Natal acabar para comer bem , mas fazê-lo no dia seguinte ao excesso.
Jejum, sim ou não?
Perguntamos à especialista se o jejum é recomendado, na opinião dela. Ele também é contundente sobre isso: De jeito nenhum, jejuar para compensar só piora o fato de não dar ao nosso corpo o que ele precisa o tempo todo; damos-lhe mais quando não precisa e depois não lhe damos, embora tenhamos apetite. É um erro alterar nosso mecanismo de fome e saciedade dessa maneira . O melhor é comer saudável, não parar de comer.
O perigo das dietas detox
Para começar, eles são chamados assim porque deveriam ser dietas desintoxicantes, mas não são, o que ajuda a desintoxicar nosso corpo dos excessos é o nosso próprio fígado .
Se essas dietas forem muito restritivas ou baseadas em um único alimento, podemos causar deficiências nutricionais e cair em uma má relação com a comida. Sem dúvida, eu desaconselho.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!