O cortisol é um hormônio que não tem as melhores reputações porque está diretamente associado ao estresse.
Esse hormônio é liberado pelo cérebro em situações de perigo, para que seu corpo reaja às ameaças. O cortisol aumenta a energia que entra nos músculos e contrai as artérias, elevando a pressão sanguínea e a frequência cardíaca.
Além disso, é um hormônio que participa de processos como regulação da glicemia, metabolismo, formulação da memória e reduz a inflamação.
O corpo produz naturalmente mais cortisol a partir do momento em que você acorda para ativar seu corpo, e a concentração dessa substância deve diminuir à medida que nos aproximamos da hora de dormir.
Se alguém trabalha das 21h às 7h, seus níveis de cortisol se revertem, atingindo o pico à noite quando o turno começa e caindo até a manhã.
O que significa ter cortisol alto?
Desregulação hormonal, estresse crônico, certos medicamentos, anormalidades da glândula pituitária, certos tumores e excesso de esteróides podem aumentar os níveis de cortisol em seu corpo.
O problema é que, se esses níveis elevados forem mantidos, o corpo é danificado e produz a síndrome de Cushing ou hipercortisolismo.
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas que uma pessoa com cortisol alto pode manifestar são:
- Ganho de peso, principalmente no abdômen, tronco e região lombar.
- Ganho de peso e tamanho facial.
- Acne .
- Adelgaçamento da pele.
- Contusões facilmente.
- Cara corada.
- cura lenta
- Fraqueza muscular.
- fadiga severa .
- Irritabilidade.
- Difícil de focar.
- hipertensão .
- Dor de cabeça .
Se você suspeitar que pode ter cortisol alto, pode ir ao médico, para que sejam indicados os exames necessários para comprová-lo. O tratamento pode então ser administrado conforme necessário.
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.