O que prejudica mais? Ar condicionado ou ventilador? Nos mamíferos, a temperatura corporal central cai alguns graus para prepará-lo para descansar; portanto, se ainda estiver perto de 30°C do lado de fora, dormir pode se tornar difícil.
Felizmente, para isso, existem aparelhos como ar condicionado e ventiladores , que permitem diminuir o calor, mas nem todo mundo tem muita certeza de que podem ser mantidos por longos períodos.
Independentemente do valor total da conta de luz que você possa receber, não é de se estranhar que algumas pessoas relatem acordar com resfriados depois de passar a noite inteira com os aparelhos ligados.
É seguro dormir com o ar condicionado ligado?
Se você é uma das pessoas sortudas que tem ar-condicionado, pode estar se perguntando o quão seguro é usá-lo.
Vários sites especializados esclarecem que mantê-los durante o sono pode trazer alguns benefícios, pois permite controlar a temperatura e deixá-la no que é considerado ideal para o descanso: entre 15,5 e 19,4 °C , segundo a National Sleep Foundation .
O especialista alertou que se você mantiver o quarto muito frio, você se expõe a mudanças de temperatura que o tornam mais vulnerável a contrair certas doenças; especialmente “neste momento particular, porque nos anos anteriores não havia uma taxa tão alta de vírus respiratórios e digestivos circulando”, explicou.
O outro problema surge para quem sofre de alergias , pois são mais sensíveis à circulação de poeira.
“Se eu sou alérgico ou atópico, temos mais chances de ter esse tipo de resfriado , mas realmente é uma crise alérgica ”, explicou pela manhã. “O filtro dos aparelhos de ar condicionado deve ser limpo porque acumulam poeira e pólen, assim como no ambiente.”
E o ventilador?
Neste caso, segundo a Dra. Gema Pérez, este eletrodoméstico seria um pouco mais inócuo, pois acumula menos poeira e é muito mais fácil de limpar do que um aparelho de ar condicionado.
De qualquer forma, o especialista recomenda que você se preocupe em desligar os aparelhos elétricos nas horas mais frias da manhã, principalmente se houver crianças, idosos ou pessoas com doenças respiratórias em casa.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!