O que posso tomar para remover a inflamação do estômago?

Fonte: CENÁRIOMT

O que posso tomar para remover a inflamação do estômago?
O que posso tomar para remover a inflamação do estômago? FOTO:POXABAY

O que posso tomar para remover a inflamação do estômago? O mês de dezembro é sempre repleto de festividades que vão desde as posadas às festas de fim de ano e se todas estas comemorações têm algo em comum é que pratos tradicionais como o peru tornem a época cheia de excessos . 

Embora existam recomendações para não descuidar de uma boa alimentação nos últimos dias do ano , há momentos em que “comer demais” causa problemas de saúde, como  inflamação do estômago.

Embora  a inflamação do estômago possa surpreendê-lo em qualquer época do ano, é muito comum que seja durante as férias que coloca muitos em apuros. E é que independentemente de você ter férias ou ter que voltar ao trabalho no dia seguinte às festividades, os sintomas podem afetar o desempenho das pessoas. O motivo? Por comer em excesso e sem medida, desencadeando assim desconfortos como:

  • Gás presente em arrotos e flatulência
  • Náusea
  • Dor ou inchaço no estômago
  • azia ou refluxo

Como remover a inflamação do estômago?

A boa notícia é que esses sintomas não são permanentes e uma vez que a comida é bem digerida o paciente pode voltar ao normal e evitar sobrecarregar o estômago novamente. Apesar disso, quando os sinais são muito incômodos, existem medidas para erradicar a inflamação do estômago e que até os profissionais de saúde recomendam. A seguir, compartilhamos alguns deles. 

  • Água. O truque mais natural que pode ser seguido nesta época em que a comida é abundante em excesso é beber água durante ou após cada refeição, porque, segundo a Clínica Mayo, esse líquido “ajuda o corpo a quebrar e processar os alimentos”. assim melhora a digestão. Por outro lado, os benefícios serão muitos, pois também é perfeito para amolecer as fezes e, assim, também melhorar problemas como a prisão de ventre . 
  • chá de gengibre Em outras ocasiões, dissemos que esta raiz é perfeita para cuidar da saúde e prevenir desde um simples resfriado até o câncer, além de suas propriedades nutricionais ajudarem a melhorar o funcionamento do estômago e do cólon . No caso da inflamação do estômago, seus antioxidantes e anti-inflamatórios serão muito úteis, além de favorecer a digestão e, no caso de náuseas, irão combatê-la.
    • Bicarbonato de Sódio. A versatilidade deste produto, ao ajudar a combater fungos nos pés e até a dar banho a seco nos cães , também permite que os sintomas relacionados com a inflamação do estômago desapareçam em questão de minutos e para isso basta misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de suco de limão e 200 ml, conforme detalhado pelo Medical News Today.

É importante que você tenha em mente que as recomendações acima para  remover a inflamação do estômago são apenas parte dos cuidados a seguir quando esse problema de saúde ocorre. Apesar disso, o site especializado em medicina Medline Plus alerta que outras dicas devem ser seguidas para evitar que o inchaço dure mais tempo ou até mesmo se complique. 

Portanto, nestas festas de dezembro , procure comer em porções menores e caso ocorra inflamação do estômago por engolir ar, evite a todo custo refrigerantes, mascar chicletes, chupar balas, não usar canudos ou beber bebidas quentes. . Por outro lado, para pacientes já diagnosticados com síndrome do intestino irritável, é necessário:
  • Reduzir o estresse emocional
  • Aumente a ingestão de fibras

A inflamação do estômago pode ser grave?

De acordo com o Medline Plus, o inchaço geralmente é causado por uma dieta pobre , embora em muitos outros casos possa ser um sinal de uma doença grave e é por isso que você deve prestar atenção aos sintomas e visitar o médico se for detectada inflamação abdominal . não desaparece e é acompanhada por outros sintomas inexplicáveis, se houver febre, diarreia, sangue nas fezes ou o paciente não puder comer ou beber por mais de 6 a 8 horas. 

E é que em casos como esses não é devido ao excesso de comida, mas também pode ser um sinal de condições como:

  • Acúmulo de líquido no abdômen
  • Gás no intestino
  • Síndrome do intestino irritável
  • Intolerância a lactose
  • cistos ovarianos
  • oclusão intestinal parcial
  • Gravidez
  • Miomas

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.