O que está por trás da endometriose?

É um problema de saúde doloroso que é importante para um médico diagnosticar porque pode afetar a fertilidade

Fonte: CENÁRIOMT

O que está por trás da endometriose?
O que está por trás da endometriose? FOTO:PIXABAY

O que está por trás da endometriose? Estamos diante de um problema de saúde que afeta uma alta porcentagem de mulheres, que podem passar muito tempo procurando uma explicação para a dor durante a menstruação .

“A endometriose é muito comum entre as mulheres. Tem vários efeitos colaterais, diferentes em cada organismo. Eles podem se espalhar para a bexiga e causar uma dor insuportável ao urinar. Existem vários tratamentos. O meu vai ter que ser cirúrgico”, comentou ela mesma. “Temos que falar sobre endometriose”, destacou a artista com firmeza.

Como dissemos, a dor é uma cruz para muitas mulheres, que têm que suportar esse desconforto mês após mês, às vezes tão agudo que exige o uso de drogas. Existem várias causas que podem causar essa dor. Uma que deixa muitos ginecologistas desconfiados e que, no entanto, é desconhecida por grande parte da população, é a endometriose, um distúrbio que pode afetar a fertilidade da mulher. 

Como nos explicou a Merck, a endometriose é uma doença crônica e benigna que ocorre quando o endométrio (o tecido que reveste a parede interna do útero) cresce fora dele e se implanta no peritônio pélvico e nos ovários. Em estágios mais avançados, pode até localizar-se no intestino, bexiga, estômago e pulmões.

 Apesar de sua alta incidência, permanece em grande parte desconhecida. Na verdade, muitas mulheres ignoram seu sintoma mais comum: a dor que ocorre durante a menstruação. 

Por que ocorre a endometriose? 

Não se sabe o que causa a endometriose. Mas está provado que existe uma certa predisposição familiar. Outros motivos que podem favorecer o seu aparecimento são: 

  • O primeiro período em tenra idade 
  • Ciclos menstruais frequentes e curtos (menos de 27 dias) 
  • Longos períodos (mais de 7 dias) 

Quais são os sintomas da endometriose? 

Os mais comuns são: 

  • Dor menstrual 
  • Dor intensa durante a relação sexual 
  • sangramento intenso 
  • Dor ao ir ao banheiro 
  • Dor nas costas 

Endometriose e fertilidade em mulheres 

Uma das consequências de sofrer de endometriose é que ela pode afetar a fertilidade da mulher, impossibilitando que ela queira ser mãe. Segundo a Merck, entre 30 e 50% das mulheres com endometriose são inférteis. 

Por isso é importante que seja realizado um bom diagnóstico para colocar o tratamento necessário. No entanto, especialistas apontam que muitas mulheres pensam erroneamente que é normal a menstruação doer, e isso leva a um alto grau de subdiagnóstico. 

Por isso, os especialistas insistem em ir ao ginecologista quando há dor e que as mulheres não faltem aos exames ginecológicos, pois estes são essenciais para detectar se há endometriose, ou outro problema do sistema reprodutor que possa causar dor no período e prevenir o seu agravamento. 

Como é tratada a endometriose? 

Esta patologia não tem cura. Mas existe uma abordagem terapêutica que pode evitar a dor nas mulheres. Dependendo da idade, desejo de gravidez, bem como da natureza e gravidade dos sintomas, ela será tratada com terapia hormonal, analgésica ou cirúrgica. 

Quanto à gravidez, caso a endometriose tenha causado esterilidade e a mulher não consiga engravidar naturalmente, a reprodução assistida pode ser uma alternativa. 

Só pode ser TPM 

A endometriose nem sempre é a razão pela qual você tem dor menstrual. Em outros casos, a síndrome pré-menstrual pode estar por trás dessa sensação desagradável. Muitas mulheres sofrem com ela e é definida como um conjunto de sintomas que vão desde dores e cólicas abdominais, enxaquecas, tensão mamária, inchaço, até alterações no interesse sexual, ansiedade, nervosismo ou sentimentos de tristeza e melancolia. Esses sintomas podem persistir durante os primeiros dias da menstruação e diminuir à medida que o período termina.

O que posso fazer para evitar a dor: 

  • Uma bolsa de água quente : coloque-a na barriga e você verá como essa dor vai sendo aliviada aos poucos. 
  • Um banho de água morna : mergulhar na banheira pode ser relaxante, além de ajudar a superar os momentos mais dolorosos da menstruação. 
  • Plantas que ajudam : algumas substâncias como tília, camomila, erva-cidreira podem ter um efeito anti-inflamatório e relaxante e ajudar a reduzir o desconforto. 
  • Posturas de ioga : algumas ajudam a relaxar a região do abdômen e do útero. 
  • Ibuprofeno ou paracetamol : embora a automedicação não seja indicada, é verdade que muitas mulheres recorrem ao armário de remédios para combater as dores menstruais. Nesses casos, os anti-inflamatórios não esteroides, conhecidos como AINEs (ibuprofeno ou naproxeno) são os mais eficazes. 
  • Marque uma consulta com o ginecologista : ele é o especialista indicado para uma melhor abordagem das dores menstruais. Ele será capaz de detectar a endometriose a tempo e aplicar um tratamento para preservar sua fertilidade ou, se não houver causa orgânica, pode lhe dar orientações para aliviar o desconforto menstrual. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).