Você provavelmente já ouviu falar em doença súbita, conhecida também como mal súbito. Ademais, essa condição, caracterizada por um mal estar repentino e extremamente perigosa, é, sem dúvidas, temida por muitos. Afinal, você saberia reconhecer os sinais dessa manifestação? Saberia como se proteger?
Dessa forma, veja hoje, 4 de setembro, um dossiê completo que preparamos para que você entenda as características e sinais do famoso mal súbito. Além disso, veja como se prevenir e o que fazer se a doença se manifestar em algum membro da sua família. Portanto, continue conosco e acompanhe as informações!
Leia mais: Chá de arruda: como fazer e para que serve? Cuide de forma natural de você
Saiba identificar os sinais de uma doença súbita
Na verdade, o que chamamos de doença súbita não é, em si, uma doença, e sim um mal estar relacionado a algumas condições do corpo, que pode levar a um AVC, derrame ou infarto.
Assim, o chamado mal súbito pode ocorrer em indivíduos como determinadas doenças já desenvolvidas ou que possuem histórico de cardiopatias na família. Desse modo, aprenda agora a identificar os sintomas!
Sintomas de um mal súbito
A chamada doença súbita é caracterizada por uma perda repentina da consciência, gerada por algum distúrbio como arritmia, diabetes, AVC, infarto ou desidratação. Porém, na maioria das vezes, ela está associada a cardiopatias, doenças que se originam no coração.
Nesse sentido, alguns dos principais sintomas que se manifestam em alguém que sofre de um mal súbito são: vertigem, respiração rápida, falta de ar, desmaio e, em alguns casos, convulsões.
Além disso, outras condições podem se apresentar, como palpitações, mal estar, perda de equilíbrio, pele fria, náuseas, fraqueza ou dormência em alguma parte do corpo (em especial no rosto ou nos dedos), dificuldade para falar, rigidez no corpo, contrações musculares involuntárias ou aumento repentino da temperatura corporal.
Causas possíveis
Apesar de na maioria das vezes a doença súbita estar relacionada a problemas cardíacos, ela também pode se originar de outras condições, como por exemplo: aneurisma cerebral, crises de hiper ou hipoglicemia causadas pela diabetes, epilepsia, desidratação ou durante uma atividade física.
Como agir diante de um mal súbito?
Na maioria das vezes, a doença súbita acaba levando o indivíduo até o pico de alguma outra doença, e no período de até 1 hora o risco de acidentes cerebrais ou vasculares é bem grande. Desse modo, caso alguém da sua família tenha um mal súbito, é necessário levá-lo imediatamente a uma emergência médica.
Até que isso ocorra, você pode tomar certas inciativas para melhorar a ventilação e circulação do sangue no corpo da pessoa afetada. Assim, afrouxe as roupas da pessoa e coloque as pernas dela para cima, para facilitar a circulação sanguínea.
Como se prevenir?
O melhor tipo de prevenção para a doença súbita é ficar atento aos sinais que o corpo dá e consultar um médico regularmente para verificar a sua saúde. Em especial, isso deve ser feito caso você sofra de algumas das patologias citadas ou tenha histórico de cardiopatias ou acidentes cerebrais na família.
Por fim, esperamos que essa matéria tenha sido útil na tentativa de ajuda-lo a identificar e se proteger da temida doença súbita. Ademais, caso você queira acompanhar outros conteúdos sobre saúde, não deixe de seguir o nosso blog!
Continue lendo: Dor no estômago depois de beber, o que fazer? Não fique com dores!