O que é um aneurisma cerebral?

Fonte: CENÁRIOMT

youtuber 2838945 1920 1

Um aneurisma cerebral é uma dilatação de um vaso sanguíneo no cérebro. O principal perigo é que se quebre e cause uma hemorragia cerebral.

Uma pessoa pode ter um aneurisma cerebral durante toda a vida e não saber. De fato, estima-se que entre 1-2% da população mundial tenha aneurismas e muitos deles não são diagnosticados , pois, geralmente, não causam problemas de saúde e não causam sintomas.

É um defeito, congênito ou adquirido, que causa um alargamento da parede de uma artéria cerebral.

Essa dilatação ou abaulamento do vaso sanguíneo geralmente não apresenta sintomas , a menos que se torne maior, vaze sangue ou se rompa.

  • Em caso de ruptura , ocorre uma hemorragia subaracnóidea (também chamada de AVC ou AVC hemorrágico ), que pode ser muito grave e requer tratamento médico imediato.

Na maioria dos casos, os aneurismas são encontrados ao testar outras condições ou quando já apresentam essas consequências mais graves.

QUAIS OS SINTOMAS QUE UM ANEURISMA CAUSA?

Como já explicamos, na maioria dos casos o aneurisma não causa sintomas, principalmente se for pequeno. Mas, no caso de ser grande, pode pressionar os tecidos cerebrais com o que os afetados podem notar:

Também pode acontecer que uma pequena quantidade de sangue vaze, o que pode causar:

  • Dor de cabeça forte repentina

Nesse caso, você deve ir ao médico imediatamente, pois esse vazamento de sangue pode ser um passo anterior à ruptura do aneurisma.

CAUSAS E FATORES DE RISCO

Os aneurismas cerebrais podem ser congênitos ou hereditários, ou podem aparecer ao longo da vida.

  • São mais frequentes em adultos do que em crianças e em mulheres do que em homens, devido a uma questão hormonal.

Existem vários fatores de risco que podem fazer com que as paredes dos vasos sanguíneos se alarguem e causem o aparecimento de um aneurisma, ou se você já tiver um, ele pode se romper. Alguns deles são:

  • A hipertensão
  • O tabagismo
  • Abuso de álcool e/ou drogas
  • diabetes
  • hipercolesterolemia
  • Após uma lesão na cabeça (aneurisma dissecante)
  • Ter certas infecções no sangue (aneurisma micótico)

Ter um histórico familiar de aneurisma cerebral, especialmente um parente de primeiro ou segundo grau, também é um fator de risco. Nestes casos, recomenda-se a realização de um estudo médico para descartar qualquer condição.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.