O colesterol é uma questão importante nas pessoas, especialmente nos idosos. Mas desta vez vamos falar sobre o chamado colesterol bom. Este é o que ajuda a transportar e remover outras formas de colesterol do corpo. Mas poucos sabem que altos níveis desse tipo de colesterol ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas.
O colesterol “bom” também é conhecido como lipoproteínas de alta densidade (HDL). A combinação de uma alta taxa desse tipo de colesterol com baixos níveis de colesterol total e ruim (LDL) é o que reduz as chances de doenças cardíacas. Deve-se reconhecer que o corpo produz o que é necessário, mas as dietas são responsáveis por modificar esses níveis.
A mudança no estilo de vida e na alimentação é a base para a modificação do colesterol, ou seja, ter mais do bem e menos do mal, pois isso ajuda o fígado a produzir o que o corpo precisa. Mas o HDL é considerado bom, pois é responsável pela eliminação de substâncias no sangue e posteriormente é descartado pelo fígado.
Alimentos que podem aumentar o colesterol bom
O colesterol é uma substância cerosa e gordurosa chamada lipídio, então alguns alimentos ricos em gordura não são bons para você. Graças a isso, o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue apresentou alguns alimentos que podem ajudar a produzir mais colesterol bom e não ruim.
Os alimentos recomendados são pobres em gorduras saturadas, ricos em gorduras insaturadas e ricos em fibras saudáveis para o coração. Isso significa que é recomendado consumir produtos como: aveia, casca de psyllium, leguminosas com lentilha, feijão e ervilha; grãos integrais, alcachofras, maçãs, abacate, azeitonas, nozes, sementes, óleo vegetal e óleo de peixe.
Antes de mudar sua dieta, é recomendável ir a um nutricionista para fazer um plano alimentar adequado, só não esqueça de indicar que deseja incluir alguns desses produtos no plano alimentar.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!