No decorrer de nossa vida acadêmica ou, até mesmo, em nossa vida pessoal, com certeza já ouvimos falar nesse nome tão comum chamado “hérnia“. Mas será que, de fato, conhecemos e sabemos o que é, o que causa e como podemos nos prevenir contra esse problema?
Por isso, hoje, 17 de agosto, falaremos sobre esse problema que afeta algumas pessoas e que, por vezes, não se é dado a devida importância. Sendo assim, espero que fique conosco e saiba mais sobre o assunto.
Leia mais: Dor de garganta no inverno: saiba como prevenir o mal-estar e como melhorar as dores
O que é hérnia?
A hérnia, na verdade, é um termo, um nome médico utilizado para definir quando há uma ruptura de posicionamento de algum órgão. Esse deslocamento de posição do órgão pode acabar ocasionando uma protuberância na parte exterior da pele.
A hérnia pode acontecer em vários de nossos órgãos, como: abdômen, coxa, virilha, umbigo ou coluna. Por vezes, ter hérnia, inclui também não só ter essa saliência por cima da pela, mas também pode causar dor e inchaço na região afetada.
Sintomas e tratamento
Caso você que esteja lendo o nosso artigo e venha a perceber que esta aparecendo em alguma parte de seu corpo, algum tipo de “caroço” ou algum inchaço em regiões específicas, fique atento, pois pode ser uma hérnia. O primeiro “diagnóstico”, quem dá é sempre você, pois ninguém conhece o seu corpo como você mesmo, não é verdade?
Se percebeu alguma coisa fora do normal, procure um médico o quanto antes. Na maioria das vezes, não se é necessário exames laboratoriais ou de imagem. O diagnóstico é rápido, mas o tratamento costuma ser bem variável.
A forma de se tratar a hérnia se dá pela monitoração física de como está o inchaço e alguns medicamentos são receitados pelo médico também. Em caso de persistência dos sintomas, ou se houver muitas dores, náuseas e aumento da hérnia, poderá haver uma intervenção cirúrgica.
Por fim, e não menos importante, manter sempre uma alimentação boa e saudável, é fundamental para preservar os nossos órgãos e o nosso corpo bem. Atividades físicas constantes e sem muito impacto também são importantes para ajudar na prevenção contra a hérnia e qualquer outro tipo de doença.
Gostaríamos de agradecer sua companhia e pela leitura. Espero que tenhamos conseguido fazer você entender melhor sobre esse problema que afeta muita gente. Para ter acesso a mais dicas incríveis, acesso nosso blog!
Continue lendo: Remédio para piolho comprimido existe? Cuide ainda mais da saúde das crianças