O que é fadiga menstrual e por que ela ocorre?

Existem causas hormonais e físicas

Fonte: CENÁRIOMT

O que é fadiga menstrual e por que ela ocorre?
O que é fadiga menstrual e por que ela ocorre? FOTO:PIXABAY

Você pode não reconhecer o termo fadiga menstrual . Mas se perguntarmos se você se sente mais cansada quando está menstruada, com certeza vai dizer que sim. 

Ou, se não acontecer com você, com certeza conhece alguém que sofre com esse cansaço durante a menstruação

Por que acontece? Existem causas hormonais, orgânicas , às vezes pode ser devido a deficiências nutricionais. O importante é saber identificá-lo e determinar quando ir ao médico.

Fatores hormonais, a causa fundamental

As alterações hormonais estão entre os motivos mais comuns que causam essa fadiga. Especificamente, os dos hormônios femininos: estrogênio e progesterona.

O estrogênio é um hormônio anabólico , e o anabolismo é um processo de construção de algo. Requer energia, então seus níveis de energia estão no máximo. Quando o estrogênio começa a cair, a progesterona começa a subir lentamente. 

A progesterona é um hormônio catabólico , e o catabolismo simboliza que as moléculas se quebram, então esse processo coloca seu corpo em repouso.

Inchaço e cólicas 

Eles são outra causa de fadiga menstrual. Durante o período, há um aumento de agentes que causam inflamação. Quando combinadas com a alteração nos níveis hormonais, aparecem as cólicas , que são frequentes em mulheres no período fértil quando menstruam. Estes podem tornar-se tão fortes que podem causar tonturas e fadiga. 

Seus níveis de ferro também afetam 

Outra razão que pode explicar por que você se sente tão cansada quando está menstruada é a anemia. A menstruação é acompanhada de perda de sangue e se o seu fluxo for abundante pode causar anemia. Quando há anemia, o corpo não tem glóbulos vermelhos suficientes, que são os que transportam oxigênio para todas as células do corpo, o que pode levar à fadiga.

Síndrome pré-menstrual

Ocorre em 85% das mulheres que menstruam e algumas mulheres apresentam sintomas tão fortes que podem até ser incapacitantes. Isso é chamado de transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) e suas causas são desconhecidas. 

Você pode se sentir cansado e apresentar sintomas como irritabilidade, ansiedade, desespero, alterações de humor, problemas de sono, entre outros. 

Como controlar a fadiga menstrual? 

Antes de tudo, avalie a gravidade dos sintomas, quanto tempo duram e o quanto afetam você, e tente contrariar isso com hábitos saudáveis. 

  • Dieta . Hábitos alimentares saudáveis ​​vão fazer você se sentir bem. Alimentos com muito açúcar causam um aumento nos níveis de energia, mas a diminuição é intensa. Portanto, comer vegetais, beber bastante água e ser regular nos horários das refeições é o melhor para esses casos.
  • Exercício . Trata-se de incorporar rotinas de exercícios em seu dia a dia, não importa quais. Você pode fazer uma caminhada, fazer ioga ou até mesmo adicionar exercícios de alta intensidade, como corrida ou ciclismo.
  • Saúde mental.  Embora exija muito trabalho, a saúde mental é essencial à saúde física. Para ajudá-lo neste campo, você pode dedicar alguns minutos do seu dia para meditar ou relaxar. 

Quando você deve ir ao ginecologista? 

Sempre que aparecer fadiga da qual não se recupere, alterações no ciclo menstrual, sangramento entre os períodos, tontura ou qualquer outro sintoma, como dor que a incapacita, você deve ir ao médico. 

Algumas doenças podem afetar a menstruação. Este é o caso de problemas de tireóide, anemia grave ou síndrome dos ovários policísticos. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!