O que é carne de laboratório e quais são seus benefícios ou riscos?

Fonte: CENÁRIOMT

O que é carne de laboratório e quais são seus benefícios ou riscos?
O que é carne de laboratório e quais são seus benefícios ou riscos? FOTO:PIXABAY

A comercialização de carne de laboratório para consumo humano acaba de dar um passo gigantesco com a aprovação da agência reguladora norte-americana. É igual a carne normal?

Food and Drug Administration (FDA) dos EUA confirmou pela primeira vez que a carne produzida em laboratório é segura para consumo humano . Tem feito isso com a carne de frango , que já pode começar a ser comercializada.

A expectativa é que em breve outras empresas que desenvolvam outros tipos de carne também consigam obter o certificado para comercializar seus produtos. É um grande passo para a popularização desse tipo de carne. Até agora, apenas Cingapura e Israel haviam autorizado .

EM QUE CONSISTE A CARNE DE LABORATÓRIO?

Embora não tenha sido dito muito até agora, a carne de laboratório está sob investigação há anos. O primeiro hambúrguer de laboratório foi lançado em 2013 . E existem muitas empresas ao redor do mundo que conseguiram desenvolver produtos em suas fábricas.

É tecido muscular real obtido a partir de células-tronco sem a necessidade de sacrificar o animal

Isso é carne in vitro , carne criada a partir de células-tronco de tecido animal. As células podem se multiplicar e se desenvolver em um ambiente propício, exatamente como fariam se estivessem fazendo parte do tecido do animal.

Portanto, não estamos falando de um nome falso, como carne vegetal ou leite de soja , que na verdade não são carne ou leite. Embora alguns a definam como carne artificial , o resultado aqui é uma carne de verdade, semelhante à que poderia ser obtida após o abate do animal. Nesse caso, porém, o animal não sofre nenhum dano .

A CARNE ARTIFICIAL É IGUAL À CARNE NORMAL?

A pesquisa avança em ritmos diferentes. Ele está trabalhando com todos os tipos de células animais . Existem lavouras de carne bovina, de frango, de porco, de canguru . Também peixes . Depende do país e dos empresários, existem vários projetos em andamento.

Os fabricantes garantem que a carne artificial não difere da normal e alguns consumidores que é mais insípida

A carne vermelha artificial , por exemplo, não é perfeita. A carne animal não é apenas músculo. Falta-lhe a gordura e outros aspectos que lhe dão textura ou cor, como o sangue, que são substituídos por sumo de beterraba . Melhores resultados foram obtidos com carne de aves ou salsichas.

Na França, também se trabalha para obter fígado de ganso , já que o foie gras é um dos alimentos mais criticados por ser antiético.

Quanto ao sabor dessas carnes de laboratório já aprovadas, a opinião é muito subjetiva, há para todos os gostos. De quem já experimentou, alguns acham que é uma carne sem sabor e outros não notam a diferença.

PRÓS E CONTRAS DA CARNE DE LABORATÓRIO

Entre os aspectos positivos da produção de carne de laboratório que as empresas produtoras destacam estão:

  • Uma forma de ajudar o planeta . Esta carne é mais ecológica , pois sua produção deixa uma pegada menor do que o desenvolvimento de fazendas de criação de animais. Segundo um estudo da Universidade de Oxford , eles consomem até 45% menos energia , gastam entre 82% e 96% menos água e emitem até 96% menos gases de efeito estufa .
  • Uma dieta mais ética . Não implica maus- tratos ou sacrifício de animais . É até uma solução para os vegetarianos éticos , aqueles que o são porque não querem comer um animal abatido.
  • Ajuda a aliviar a falta de comida . A população mundial já ultrapassa os 8.000 milhões de habitantes e continua crescendo. Faltarão recursos. Esta forma de comer pode ser a solução.

Nos aspectos contrários , além do fato de não ser exatamente igual, restam dúvidas sobre seu processo de fabricação . É algo novo e, mesmo que as autoridades sanitárias aprovem para consumo, vai demorar para acabar a relutância do consumidor .

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).