O que é bactéria e quais são suas principais características? Não fique na dúvida

Existe bactéria do bem? Continue lendo para saber mais

Fonte: REDAÇÃO

O que é bactéria e quais são suas principais características? Não fique na dúvida
O que é bactéria e quais são suas principais características? Não fique na dúvida - freepik

Garanto que você já ouviu falar sobre bactéria, mas será que de fato conhecemos o que seria isso? Hoje, dia 18 de agosto, iremos desmistificar e tornar fácil o nosso conhecimento a respeito do que, de fato, seriam esses organismos.

Nos dias de hoje, as bactérias acabaram tomando um espaço negativo em nosso vocabulário. Mas e se te falarmos que existe bactéria do bem? Por isso, fique conosco e leia mais sobre o que seriam e quais os tipos existentes desse organismo. Desde já, agradecemos pela sua leitura, esperamos que possa fazer bom proveito.

Leia mais: A hemofilia é uma doença hereditária? Veja tudo sobre isso agora mesmo

O que é bactéria e quais são suas principais características? Não fique na dúvida
O que é bactéria e quais são suas principais características? Não fique na dúvida – freepik

O que são as bactérias?

De uma maneira bem sucinta, as bactérias são organismos unicelulares e procariontes (não possuem núcleo nem mitocôndria). Esses organismos são de uma complexidade mínima, ou seja, eles são simples e, devido a isso, pertence ao reino monera (um reino biológico ao qual reúne todos os organismos que possuem uma organização procariótica celular própria).

Malefícios e benefícios 

Diversos são os tipos e estilos de bactérias, pois são organismos vivos e, dependendo das condições em que elas são expostas, podem ser muito benéficas, mas, ao mesmo tempo, muito maléficas.

Existem, sim, aquelas bactérias que fazem mal ao organismo humano. Portanto, esses tipos são chamados de bactérias patogênicas. Podemos pegar como exemplo algumas doenças que são as bactérias ruins que causam, a tuberculose é um exemplo de infecção bacteriana que afeta os pulmões. Embora a tuberculose acabe afetando alguns outros órgãos, os pulmões são os que sofrem mais.

Por outro lado, também há a infecção urinaria bacteriana, cuja consequência é comprometer e espalhar a bactéria Escherichia coli pelo trato urinário. Dessa maneira, pode acabar comprometendo a bexiga, próstata, uretra ou os rins.

São muitas as bactérias que existem hoje em nosso meio em em praticamente tudo o que tocamos. Mas você sabia que existem também as bactérias do bem?

Bactérias benéficas, quais são?

O intestino é o nosso segundo cérebro, pois tem uma importância equivalente. Tudo o que comemos, é no intestino que se é digerido e separado as energias necessárias que o nosso corpo precisa para se manter bem. Nesse sentido, existem várias bactérias que ajudam no nosso trato intestinal e que ingerimos diariamente, por exemplo: kefir, alimentos fermentados à base feita de soja e iogurte.

Por último, e não menos importante, vale se lembrar que manter uma boa alimentação comendo frutas e legumes é essencial. Isso porque, esses alimentos, que são ricos em fibras, vão servir como alimento para essas bactérias saldáveis!

Obrigado por nos ter acompanhado até aqui, esperamos que tenha entendido um pouco mais sobre a importância que organismos tão pequenos tem em nossa vida e organismo. Para saber mais conteúdos exclusivos, acesse o nosso blog!

Continue lendo: Fibromialgia, a síndrome da vez: saiba o que é e como identificá-la

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, signos, horóscopo e oráculos. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.