O que acontece se você tomar iogurte todos os dias?

Fonte: CENÁRIOMT

O que acontece se você tomar iogurte todos os dias?
O que acontece se você tomar iogurte todos os dias?

Os nutricionistas recomendam tomar iogurte todos os dias, pois foi comprovado que ele previne muitas doenças graças à fermentação produzida pelas bactérias do ácido lático.

O iogurte é um tipo de remédio natural. Já se sabia que regula o trânsito intestinal (combate a prisão de ventre, corta a diarreia…), mas outras descobertas foram feitas a respeito.

Pesquisadores japoneses descobriram que o iogurte natural também ajuda a combater o mau hálito, cáries e doenças gengivais.

Embora ainda mais impressionante seja a conclusão de um estudo búlgaro, que sustenta que seu consumo regular prolonga a vida: comparou quantos búlgaros de 100 anos havia há muito tempo, quando cada indivíduo bebia muito mais iogurte (cerca de 40 litros por ano). , com a atual população longeva. Os centenários diminuíram junto com o consumo desse laticínio.

AS BOAS BACTÉRIAS DO IOGURTE

A que se devem todas as virtudes saudáveis ​​deste produto? Tem a ver com as bactérias “boas” que precisam ser incorporadas para a fermentação, que é o que transforma o leite em iogurte.

O processo começa com a pasteurização. O leite é aquecido para matar seus patógenos.

Então você tem que adicionar bactérias benéficas , especificamente aquelas conhecidas como Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus, para obter a textura típica do iogurte.

O que essas bactérias fazem, se o leite for mantido em temperatura acima de 40ºC por algumas horas, é se reproduzir. Para realizar esse trabalho, eles utilizam a energia fornecida pelo açúcar do leite, a lactose, e a transformam em ácido lático. Isso torna o leite ácido e permite que suas proteínas coagulem. É assim que se consegue a cremosidade característica do iogurte.

Terminado o processo, interrompe-se a fermentação mantendo o iogurte a uma temperatura baixa.

IOGURTE NUTRIENTES

Este leite tem uma alta densidade de nutrientes em relação às calorias que fornece , e a maioria deles não se perde na desnatação. Os produtos lácteos são ricos em fósforo, potássio, riboflavina e vitaminas A e D, contribuindo com pelo menos 10-15% da ingestão alimentar diária.

Um iogurte contém entre 15 e 20% da quantidade diária recomendada de cálcio , um mineral essencial para manter uma boa condição óssea em qualquer fase da vida. Além disso, o PH ácido do iogurte facilita sua absorção.

Por outro lado, as proteínas contidas no iogurte são de alto valor biológico, pois possuem toda a variedade de aminoácidos, suas unidades básicas. Por isso, mesmo em dietas predominantemente vegetarianas, são muito úteis para completar as necessidades nutricionais.

O corpo aproveita melhor o cálcio que vem do iogurte porque seu PH ácido facilita sua absorção

E para alegria da sua silhueta e também do seu coração, os iogurtes desnatados não possuem a gordura original do leite , que é predominantemente saturada. E o teor de cálcio não é afetado , nem o das vitaminas A e D, se forem suplementadas.

IOGURTE MELHORA A DIGESTÃO

Quando você come iogurte, você facilita o trabalho do sistema digestivo e melhora muitos dos distúrbios associados à digestão:

Se você costuma ter problemas para ir ao banheiro… Em pessoas com síndrome do intestino irritável e constipação, o iogurte com bifidobactérias adicionadas é muito útil. Os iogurtes brancos também ajudam (embora menos) devido aos seus lactobacilos e estreptococos, que melhoram os movimentos intestinais.

Se os antibióticos afetam sua flora… Esses medicamentos podem destruir parte das bactérias “boas” que vivem no intestino, e os iogurtes ajudam a regenerá-las. Tomá-los antes, durante e também após o tratamento reduz a diarreia associada ao seu uso.
Os microorganismos do iogurte ajudam a regenerar e manter o equilíbrio da flora bacteriana intestinal

Quando laticínios não combinam com você… O açúcar do leite (lactose) pode ser difícil de digerir, causando desconforto como dor abdominal, diarréia e gases. No entanto, isso ocorre menos com o iogurte porque, ao fermentar, a lactose é quebrada em 20-30% e porque sua viscosidade retarda o esvaziamento gástrico. Se sofre de algum grau de intolerância à lactose pode continuar a tomar iogurte (em caso de alergia não é recomendado).

Se você toma medicamentos para uma úlcera. A bactéria Helicobacter pylori causa úlceras estomacais e gastrite. O tratamento medicamentoso é frequentemente necessário e seus efeitos são potencializados se tomados com iogurte.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).