30% da população infantil e mais de 35% da população adulta ingerem quantidades insuficientes de cálcio, mineral essencial para a saúde óssea. Isso é evidenciado por um relatório recentemente apresentado pela FESNAD (‘Federação Espanhola de Sociedades de Nutrição, Alimentação e Dietética’) e que serviu para lançar a campanha de conscientização ‘Um iogurte por dia’.
E é que, dentro dos produtos lácteos, o iogurte apresenta-se segundo os especialistas como uma excelente opção para cumprir as recomendações de consumo diário deste grupo alimentar.
Especificamente, a FESNAD recomenda entre 2 e 4 porções de laticínios por dia, dependendo da faixa etária: 2-3 em adultos e crianças em idade escolar; 2-4 em idosos; e 3-4 em adolescentes, mulheres grávidas ou lactantes ou na menopausa.
Mas o que torna o iogurte uma excelente fonte de saúde? Aqui estão alguns dos principais motivos:
- Alta densidade nutricional: os iogurtes fornecem um alto teor de nutrientes em relação ao seu teor calórico . É, portanto, um alimento adequado em todas as fases da vida, que proporciona múltiplos benefícios com uma ingestão reduzida de energia e gordura (nas suas versões semidesnatado e desnatado).
- Fornece proteína de alta qualidade (alto valor biológico).
- É uma excelente fonte de cálcio que é melhor absorvida do que outros alimentos (alta biodisponibilidade), razão pela qual é especialmente relevante nas fases de crescimento e maturidade.
- Graças ao processo de produção com fermentos lácteos vivos, o iogurte contém menos lactose que o leite, facilitando sua digestibilidade em pessoas com má absorção de lactose.
- O consumo de produtos lácteos fermentados, como iogurtes, antes, durante e após o tratamento com antibióticos , previne o aparecimento de diarreia associada ao uso desses medicamentos.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!