Antes dos séruns enriquecidos com vitamina C , ácido hialurônico ou retinol, e também cosméticos focados na redução de linhas de expressão na área do rosto que envelhece primeiro , o olhar, o cuidado antienvelhecimento mais importante de todos é a aplicação de proteção solar.
A WMA (Associação Médica Mundial) estabeleceu uma tarefa em sua Assembleia Geral em outubro de 2021 para todos os médicos: conscientizar seus pacientes sobre os riscos da exposição excessiva aos raios UV – de câncer de pele a doenças oculares ou disfunções do sistema imunológico – e incentivar cobrir a pele, usar fotoprotetores ou óculos de sol.
Leia também:10 alimentos antienvelhecimento
O cuidado antienvelhecimento mais eficaz do ritual
Outra razão para seguir estas instruções ao pé da letra e diariamente é a aceleração dos sinais de envelhecimento que resultam de não o fazer: como o aparecimento de novas manchas ou agravamento das já existentes, aumento de rugas, desidratação , flacidez.. Uma série de “traços” que não desaparecem, por isso o hábito de aplicar cremes específicos antes de sair de casa deve começar desde a infância.
Guia para uma aplicação perfeita
“Embora a incidência dos raios solares não seja a mesma em meados de dezembro como quando você está tomando sol nas férias de verão, o sol que atinge sua pele a qualquer momento pode causar fotoenvelhecimento e até danos ao seu DNA”, alerta a beldade especialistas da Bluevert™ Laboratories,”por esta razão, o último passo da sua rotina todas as manhãs deve ser sempre um creme que contenha FPS, se possível 50″.
Quanto ao método de aplicação mais eficaz, os especialistas aconselham que ocorra meia hora antes da exposição e com concentração de dois gramas por centímetro quadrado de pele, além de insistir na importância de verificar se o cosmético não está vencido, o que reduziria o poder de seu protetor solar. Além disso, após esta primeira vez que o cosmético é espalhado na pele, o ritual deverá ser repetido a cada duas horas , após um banho ou suor excessivo.
Uma fórmula para o rosto e outra para o corpo
Por fim, quando questionados se seria necessário usar fórmula facial e fórmula corporal, os especialistas respondem: As características da pele e suas necessidades não são as mesmas. A pele do rosto é muito mais sensível e mais exposta ao sol , por isso é normal precisar de um fator de proteção maior. A pele do corpo, em geral, é mais seca e mais resistente, embora também deva ser protegida do sol. Muitos cremes solares para o rosto incluem ingredientes ativos antienvelhecimento, despigmentantes, antioxidantes… que não costumam estar presentes em protetores solares para o corpo. Se, além de evitar queimaduras, você deseja evitar outros danos causados pelo sol, como o fotoenvelhecimento, é importante escolher um protetor solar de amplo espectro que dê um plus.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!