O café é uma das bebidas mais consumidas internacionalmente, principalmente nas primeiras horas do dia, graças à energia que fornece ao corpo. Trata-se mais precisamente de estimulantes como a cafeína, ao mesmo tempo que proporcionará à saúde altas doses de antioxidantes. Assim como seu consumo excessivo pode causar efeitos colaterais, como insônia, ao deixar de tomar essa infusão , o organismo também será afetado.
Uma xícara de café contém 6,2 mg de colina, que é da família das vitaminas B; 4,7 microgramas de folato (vitamina B), 0,5 mg de niacina (vitamina B3), 0,2 microgramas de vitamina K, vitamina B12 via riboflavina e vitamina B5 via 0,6 mg de ácido pantotênico.
Da mesma forma, um estudo da Universidade de Harvard revelou que o consumo de café pode ajudar a melhorar a memória. Muitas pessoas estão acostumadas a beber pelo menos três xícaras de café por dia.
Parar ou não de tomar café?
Assim que você parar de consumir esta infusão, as pessoas poderão regular seu peso, especialmente aquelas que consomem açúcar, creme e sobremesas.
Por outro lado, um dos efeitos mais notáveis de parar de tomar café é que o ciclo regular do sono pode ser regulado, já que beber café até seis horas antes de dormir pode alterar o ciclo de sono de uma pessoa.
Além disso, parar de consumir café pode causar tontura, depressão, ansiedade e alterações de humor, somadas à dor de cabeça causada pela redução dos níveis de adrenalina e dopamina no organismo, algo que pode aumentar a adenosina, substância responsável por dar a sensação de cansaço. Por outro lado, haverá uma perda acentuada de antioxidantes por não consumir esta bebida.
Por fim, os especialistas afirmam que, ao parar de consumir esta infusão , você afetará sua saúde do ponto de vista cognitivo. É que vários estudos descobriram que o consumo de café pode prevenir doenças como Alzheimer ou Parkinson. Consequentemente, é aconselhável consumir pelo menos uma xícara por dia.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!