Sabia que a música tem inúmeros benefícios? Nunca é tarde para aprender a tocar um instrumento e, ao fazê-lo, você descobrirá muitas coisas que o ajudarão em sua vida diária. Uma delas é a memória. É por isso que aqui deixo alguns dados e dicas sobre como podemos exercitar e melhorar nossa memória ao estudar um instrumento musical.
Ao estudar um instrumento musical utilizamos diferentes tipos de memória, como fotográfica, instrumental (automática), mecânica, memória de longo prazo, auditiva, consciente, semântica, implícita, etc.
Leia também: Esta planta medicinal ajuda a prevenir a perda de memória e o envelhecimento cerebral, de acordo com Harvard
Ao aprender a linguagem escrita da música e ao tocar um instrumento, você usa várias partes do seu cérebro e ativa diferentes mecanismos para aprender e memorizar.
Quais os benefícios da música para a memória?
Dessa forma, você usará sua memória fotográfica para aprender as teclas do piano ou as notas do violão, assim como os sinais em uma partitura e também usará a memória semântica para armazenar conceitos.
Você reforçará a memória mecânica e automática usando suas mãos diariamente para memorizar posições e dedilhados, bem como sua memória implícita onde você armazena dados inconscientemente. A música nos ajuda em muitos processos cognitivos e melhora nosso aprendizado das tarefas diárias.
Não espere mais e aprenda a tocar um instrumento para melhorar sua capacidade de memorizar imagens e conceitos dia a dia.
Tente!
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!