Manteiga ou margarina? É uma das dúvidas que nos persegue cada vez que tentamos acertar no supermercado, sem nunca ter certeza se ambos são bons, ruins ou se existe um melhor que o outro. Sempre a mesma pergunta: manteiga ou margarina ?
Graças à ciência, conseguimos obter um pouco mais de informação sobre a regulação do que o corpo ingere de cada um desses produtos, que depende de muitos fatores e não apenas de seu ingrediente principal. Se quiser saber com qual ficar, leia com atenção.
- A manteiga é uma gordura de origem animal: A manteiga é uma gordura do leite que é de origem animal e, portanto, contém colesterol . Sua composição é dividida entre 20% de água e 80% de gordura, tornando-se uma importante fonte de lipídios, vitaminas lipossolúveis do tipo A e D. Por esta razão, não é completamente eliminado da dieta (a menos que sofram certas patologias, caso em que os critérios profissionais decidirão), mas é aconselhável controlar seu consumo.
- A margarina é uma gordura de origem vegetal: sendo uma importante fonte de vitaminas A e E , sem (a priori) colesterol, mas com muito mais aditivos que a manteiga -como aromatizantes, emulsificantes e corantes-, por isso deve ser estudada com atenção.
A ORIGEM DA MARGARINA
A margarina foi inventada por Hippolyte Mége-Mouriés no século XIX, que patenteou um procedimento pelo qual obtinha uma gordura para barrar do sebo bovino e que atendia às exigências de Napoleão, que pediu para encontrar uma alternativa à manteiga que fosse mais barata e mais fácil para manter . Seu nome, margarina , vem de um composto que, na época, se acreditava conter sebo (seu principal ingrediente): o ácido margárico.
Na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha precisava de uma fonte barata de gordura e, a partir desta primeira, fabricou outra muito mais parecida com a atual. Algumas décadas depois, na década de 90, sua ascensão começou nos Estados Unidos como uma alternativa saudável à manteiga, no desenvolvimento de uma campanha contra qualquer alimento com colesterol que pudesse potencializar um possível efeito no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A manteiga, juntamente com os ovos, está então no centro das atenções de todas as críticas. A margarina, por ser obtida a partir de gorduras vegetais e ácidos graxos insaturados, foi considerada fonte de gorduras boas para a saúde e, além disso, sem colesterol. Mas será que é tão saudável assim? Veja!
ENTÃO, O QUE A MARGARINA CONTÉM?
Em princípio, a margarina pode ser considerada uma alternativa perfeita à manteiga em termos de sua origem vegetal, que pode nos fornecer gorduras boas . No entanto, para garantir que os óleos que o compõem se tornem sólidos, muitas vezes eles são submetidos a um processo de hidrogenação que produz as temidas gorduras trans-saturadas que, em nosso corpo, se comportam como os ácidos graxos que podemos encontrar na panificação industrial.
Atualmente, no processo de fabricação de algumas margarinas, essas gorduras trans-saturadas são reduzidas ou impedidas de serem geradas. Fato importante que deve ser indicado pelo fabricante na embalagem ( sem gorduras trans ), bem como o tipo de óleo utilizado para seu preparo.
Levando isso em consideração, além de sabermos que muitas margarinas também podem conter gorduras de origem animal, já temos informações suficientes para decidir por uma ou outra, desde que você leia atentamente os rótulos e o valor nutricional indicado .
MANTEIGA OU MARGARINA, QUAL DEVO ESCOLHER?
Um consumo moderado de manteiga , em vez de margarina, pode ser muito mais saudável, pois é um produto mais natural e seu tratamento industrial é muito mais simples, pois não são produzidas gorduras hidrogenadas. Claro, tenha cuidado com manteigas fáceis de espalhar e com baixo teor de gordura , elas podem conter agentes gelificantes, aromas ou corantes adicionados para que sua textura e sabor sejam semelhantes aos da manteiga tradicional.
Se, por outro lado, você optar por uma margarina, escolha aquela que está rotulada como 100% vegetal , com a menor proporção de ingredientes adicionados (corantes, aromas, conservantes). Lembre-se que esses alimentos devem sempre ser consumidos esporadicamente, referindo-se a outros tipos de gorduras vegetais líquidas, como o azeite.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!