Maneiras deliciosas e muito saudáveis ​​de cozinhar batata-doce

Fonte: CENÁRIOMT

Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje! FOTO:PIXABAY

batata-doce é famosa por ser um alimento hipercalórico e a verdade é que os seus nutrientes mais destacados são os carboidratos, compostos igualmente por amidos complexos e açúcares simples. Eles são mais abundantes quanto mais maduro é.

Sua cor laranja revela que a batata-doce é rica em provitamina A, na forma de betacaroteno 200 gramas de batata-doce cobrem o dobro das necessidades diárias desta vitamina, essencial para a saúde da pele, dos olhos e dos ossos.

Também destaca seu conteúdo de vitaminas C, B6, B5, B1 e B2. E, em termos de minerais , destaca-se o seu aporte de manganês, potássio, cobre e ferro.

Aqui estão algumas ideias para aproveitar todos os benefícios da batata-doce e aproveitar seu sabor e textura na cozinha.

Em gratinado, com batatas

Combinar batata-doce e batata no mesmo gratinado deixará esta receita mais atrativa e com mais nuances de textura e sabor.

  • Corte a batata-doce e a batata em fatias finas e intercale-as em camadas diferentes. Cubra o último com uma mistura de nozes e biscoitos. Polvilhe queijo ralado por cima e gratinado. 

Em um risoto

A abóbora é um ingrediente muito utilizado em risottos, mas se a substituir por batata-doce pode obter o mesmo efeito colorido e tornar os seus pratos de arroz mais variados e originais. A batata-doce combina muito bem com outros ingredientes de outono como os cogumelos, por exemplo.

  • Cozinhe antes de adicioná-lo ao arroz por cerca de 20 minutos, cortado em fatias e descascado. E acrescente ao risoto bem no final, sem mexer muito para que as fatias finas de batata-doce não se quebrem.

Uma omelete… doce e laranja

Trata-se de substituir a batata pela batata-doce. Suas texturas semelhantes não apenas permitem, mas também o surpreenderão agradavelmente. A batata-doce é um pouco mais cremosa, então você deve cortá-la bem fina, caso contrário ela ficará cristalizada.

As opções com a batata-doce podem ser muitas, da próxima vez que você preparar algum tipo de tortilha com legumes, inclua-a, sua doçura combina com quase tudo.

  • Uma opção diferente: à batata-doce, aos ovos e à cebola, pode adicionar um quarto ingrediente para enriquecer a tortilha. Alguns cogumelos podem dar um toque agradável.

Um creme muito especial

Assim como você costuma preparar um creme de abobrinha, pode quebrar a rotina e surpreender seus convidados com um de batata-doce. Você só precisa adicionar alguns cubos de batata-doce à cebola e ao alho-poró.

  • Para “aumentar a nota”, pode adicionar um pouco de sumo de laranja que lhe dará um sabor muito especial. E se tiver coragem, há quem acrescente um pouco de leite de coco.

Assados, um delicioso clássico

Sem dúvida, a forma mais conhecida de prepará-los e uma das mais bem sucedidas. Pode acompanhá-los com molho de iogurte ou com vinagrete à base de azeite e vinagre balsâmico.

Coloque uma colher de chá de limão sobre a batata-doce e polvilhe um pouco de orégano .

  • Um conselho : Pique as batatas-doces com um garfo antes de as levar ao forno, desta forma irá assá-las melhor.

E de sobremesa… bolo de batata doce

A ideia é preparar um bolo doce, saboroso e original , e tentar não deixar as calorias dispararem. Para isso, sugerimos um bolo em que o leite seja de soja e a farinha e o açúcar sejam inteiros.

  • O toque de sabor : você pode adicionar canela, gengibre e cravo moído, mas não exagere ou cobrirá a doçura da batata-doce.
  • Tenha isso em mente : doces caseiros e batata-doce podem ser ótimos aliados.

Jam, uma tentação irresistível

Cinco ingredientes são suficientes para preparar a geleia: açúcar, canela, limão, mistela e, claro, a batata-doce. Se você tem um dente doce, é um infortúnio. Por isso, recomendamos que você não abuse desse doce .

  • Um fato: preparar geleia é uma boa maneira de manter a batata-doce por mais tempo em casa, pois ela estraga rapidamente.

Os croquetes são renovados

Preparar uns croquetes é sucesso garantido num jantar de amigos.

  • Nesta ocasião, se os seus amigos forem vegetarianos , sugerimos croquetes de batata-doce e amêndoa; e se não forem, os de batata-doce e queijo também são fantásticos.
  • Ao fazer as bolinhas com a batata doce cozida, caso não fiquem consistentes, acrescente 1 colher de farinha de amêndoas até encontrar o ponto.

Bolinhos de batata doce

Estes deliciosos bolinhos são feitos com diferentes recheios doces, dependendo da região: batata doce, cabelo de anjo, abóbora, requeijão…

  • Para clareá-los e reduzir a ingestão de energia, use farinha integral e açúcar.
  • Ao preparar o recheio, descasque as batatas-doces no dia anterior , cozinhe-as e guarde-as na geladeira até a hora de rechear os pastissets.

Para o jantar ou como acompanhamento

Outra das possibilidades da batata-doce é na forma de purê . Esta opção permite fazer um prato único ou acompanhar um prato de carne ou peixe.

Para sua preparação, você pode usar batata doce assada ou cozida .

  • Um conselho : para encontrar a textura que mais gosta, adicione leite (desnatado) aos poucos.

Ensopado de legumes… mas com batata doce

A batata-doce pode ser uma das suas favoritas na hora de preparar um ensopado de legumes. O seu sabor irá ajudá-lo a marcar pontos e a transformar este prato numa opção apetitosa e saborosa. Misture os sabores ao seu gosto e obterá uma receita rica em vitaminas e com muito pouca gordura.

E na salada? Também. Pode preparar uma original salada quente com batata-doce, alface de borrego ou espinafres, rebentos, nozes e um pouco de queijo gorgonzola.

  • Antes de assar a batata-doce, unte-a com azeite extra virgem e tempere com sal e pimenta.
  • Para enriquecer ainda mais a salada, você pode preparar um vinagrete à base de iogurte de cabra (desnatado).

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).