Intolerância ao glúten: 8 sinais que os celíacos podem apresentar

Fonte: CENÁRIOMT

Intolerância ao glúten: 8 sinais que os celíacos podem apresentar
Intolerância ao glúten: 8 sinais que os celíacos podem apresentar FOTO:PIXABAY

A intolerância ao glúten é uma doença crônica e um distúrbio imunológico que ocorre após a ingestão de alimentos que contêm glúten, uma proteína específica encontrada em grãos como trigo e cevada. 

Também conhecida como doença celíaca , esse problema médico é causado por uma resposta do sistema imunológico a esse composto, que, a longo prazo, produz danos estruturais no intestino delgado.

Com o tempo, quem não toma os cuidados necessários pode apresentar complicações de saúde como desnutrição, anemia, osteoporose acelerada, problemas nos sistemas reprodutivo ou nervoso, segundo relatórios do Instituto Nacional de Diabetes, Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos (NIDDK) .

Embora haja uma porcentagem da população que nasce com os genes para ter a doença, ela pode ocorrer em qualquer pessoa, em qualquer idade, dependendo dos fatores externos aos quais está exposta.  

Como posso saber se tenho intolerância ao glúten?

Segundo o NIDDK , as manifestações da intolerância ao glúten podem variar acentuadamente de pessoa para pessoa, mas na maioria dos casos são problemas digestivos.

Da organização americana eles listam como sintomas habituais da doença celíaca:

  1. Inchaço.
  2. Diarréia crônica.
  3. Constipação.
  4. Gases e meteorismo.
  5. Intolerância à lactose devido a danos no intestino.
  6. Fezes soltas, gordurosas, volumosas e com mau cheiro.
  7. Náusea ou vômito. 
  8. Dor no abdômen.

Em crianças, a doença celíaca pode apresentar atraso na puberdade, danos ao esmalte dos dentes, baixo peso e altura para a faixa etária e alterações de humor, acrescenta o  NIDDK .

Para confirmar qualquer diagnóstico, um exame de sangue ou biópsias diretas podem ser realizados nas porções afetadas do intestino. Há também a possibilidade de fazer uma análise de pele ou teste genético.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).