Ideias para começar a comer menos carne

Fonte: CENÁRIOMT

Ideias para começar a comer menos carne
Ideias para começar a comer menos carne FOTO:PIXABAY

Todas as autoridades sanitárias do mundo concordam: é preciso reduzir o consumo de carne porque, com isso, cuidaríamos melhor não só do planeta, mas também da nossa própria saúde, pois melhora a digestão, reduz o nível de toxinas e não sobrecarrega a função dos rins.

Além disso, aumentaríamos o consumo desses outros alimentos que nos fornecem mais fibras e nutrientes.

Para passar um dia sem comer carne, basta elaborar um cardápio equilibrado em que uma porção adequada de um alimento rico em proteínas de qualidade, que não seja carne, seja incluído em cada refeição.

COMIDA PARA UM DIA SEM CARNE

Temos ao nosso alcance muitos alimentos que nos fornecem as proteínas que nosso corpo precisa sem consumir carne.

LEGUMINOSAS E PSEUDOCEREAIS

Em seus pratos deve haver leguminosas: soja e seus derivados, grão de bico, feijão, lentilha e ervilha ou pseudocereais como quinoa, amaranto ou trigo sarraceno.

Todos esses alimentos, além das proteínas, contêm carboidratos de absorção lenta, vitaminas (especialmente do grupo B), minerais, substâncias antioxidantes e fibras.

OVOS E LATICÍNIOS

Ambos são alimentos muito nutritivos que fornecem proteínas completas de boa qualidade e, apesar de serem de origem animal, têm um impacto ambiental menor que a carne.

As proteínas oferecidas pelos ovos são de alto valor biológico; eles também contêm vitaminas D e grupo B, oligoelementos… Até se descobriu que eles têm um papel neuroprotetor .

No caso dos laticínios, eles devem ser pouco processados ​​(queijo fresco, por exemplo) ou fermentados, como iogurte ou kefir.

NOZES E SEMENTES

Embora nem todos se lembrem deste pormenor, para além dos valiosos minerais e gorduras que nos fornecem, estes também são alimentos proteicos… E muito saudáveis!

Seu único inconveniente, que deve ser levado em consideração se queremos cuidar do nosso peso, é que são calóricos: 100 gramas de nozes costumam ter cerca de 600 calorias. Portanto, não é aconselhável exagerar .

De qualquer forma, são ideais para tomar como aperitivo, lanche ou para completar outros pratos como saladas, cremes, batidos, arroz ou massas, etc.

COMO DEVE SER O CARDÁPIO NO DIA EM QUE VOCÊ NÃO COME CARNE

Com estas propostas, você garantirá que todos os dias você ofereça ao seu corpo todos os nutrientes de que ele precisa.

CAFÉ DA MANHÃ

  • Infusão. Fatia de pão integral com tomate, abacate e queijo fresco. mandarim
  • Café. Torrada integral com homus de grão de bico e pimentão vermelho assado. kiwi
  • Infusão. Sanduíche meio integral com rúcula, tomate e omelete francesa. Pera

ALIMENTOS

  • Salada de rúcula, abacate e nozes. Risoto com ervilhas, alcachofras e parmesão. Abacaxi
  • Creme de berinjela assada com tahine (pasta de gergelim) e páprica. Hambúrguer caseiro de lentilha e abobrinha com molho de pimenta vermelha. Coalhada
  • Courgettes grelhadas com passas e pinhões. Macarrão com pimentão, feijão verde, gengibre e molho de soja. Carpaccio de melão com pistache picado

JANTARES

  • Creme de beterraba com alho francês e amêndoas ou sementes torradas. Torrada integral com ovos mexidos com cogumelos e aspargos verdes. Coalhada
  • Wok de legumes da estação com dadus de tofu marinado e molho romesco. cáqui
  • Sopa de tomate. Esparguete de abobrinha com ovo escalfado e aspargos salteados e tomate cereja. pêra assada

QUAL É A PORÇÃO MAIS SAUDÁVEL DE CARNE

Passar um dia por semana sem comer carne traz grandes benefícios para o nosso corpo (você já viu que nossos sistemas digestivo e renal descansariam), mas também é aconselhável limitar seu consumo no resto dos dias.

Para isso, planeje o cardápio semanal, revise a cesta de compras e dispense produtos de charcutaria. Aumentar a frequência de consumo de pratos à base de leguminosas com vegetais (ou seus derivados) facilita, de forma natural, o deslocamento daqueles à base de carne.

E, quando suas refeições incluem carne, opte por cortes magros e faça a porção do tamanho da palma da sua mão. A melhor referência é que eles ocupam um quarto do seu prato, não mais; legumes e verduras frescos devem cobrir metade e grãos inteiros o quarto restante.

Isso mesmo, o mais importante é que você se sirva de porções moderadas. Recomenda-se comer uma porção de carne branca 2-4 vezes por semana . Cada um deve pesar cerca de 125g, o que equivale a um quarto de frango ou coelho, ou um pequeno filé de peru.

Você não deve comer carne vermelha mais de duas ou três vezes por mês.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).