Especialistas recomendam que pacientes com hipertensão moderem o consumo diário de café, pois a cafeína na bebida pode aumentar a pressão arterial.
Não há nada como começar o dia com uma deliciosa xícara de café que nos ajuda a acordar totalmente e que serve como fonte de energia para atuar ao longo do dia e embora pareça que uma das bebidas mais consumidas no mundo não representa nenhum risco, a verdade é que pode ser prejudicial à saúde, especialmente em pacientes com condições como hipertensão , também conhecida como pressão alta.
E é que, como já dissemos em outras ocasiões, beber café todos os dias ou pior, com mais de uma xícara por dia, pode representar grandes benefícios, mas também uma longa lista de problemas devido a substâncias como ácido clorogênico ou cafeína. Na verdade, esta última é a que pode causar complicações em pessoas que têm pressão alta e é por isso que uma das recomendações dos especialistas é reduzir o consumo dessa bebida nesse tipo de paciente.
É bom tomar café se eu tiver hipertensão?
Como já dissemos, quem tem problemas para regular a pressão arterial deve ter um cuidado especial com o consumo de cafeína e não só no café , mas também em outros alimentos, pois ela também pode ser encontrada em chás, energéticos, refrigerantes e até nos chocolates.
Apesar disso, especifica que a resposta do organismo à presença dessa substância pode variar de pessoa para pessoa, mas, em geral, é comum descobrir que quem “bebe regularmente bebidas cafeinadas tem pressão arterial média mais alta do que quem não beba essas bebidas”; No entanto, com o tempo, o corpo pode não ter problemas com a hipertensão porque o corpo se acostuma a receber essa substância com frequência.
Segundo especialistas, foi visto que algumas pessoas podem desenvolver tolerância à cafeína e, portanto, não ter nenhum efeito a longo prazo que afete a saúde devido à pressão alta , mas isso não é aplicável a todos os pacientes com hipertensão , muito menos quer dizer que bebidas como o café devem ser abusadas , mas consulte um profissional de saúde que determine as condições em que um determinado paciente deve ser alimentado.
Pois embora a Food and Drug Administration (FDA) tenha deixado claro que a quantidade “segura” para a saúde das pessoas é consumir 400 miligramas de cafeína por dia, alguns profissionais de saúde recomendam reduzi-la para 200 miligramas , principalmente se estiver falando de pacientes com problemas de pressão alta. De acordo com a Clínica Mayo, esta última quantidade corresponde a duas xícaras de café, portanto consulte seu médico e não abuse dessa bebida.
Deve-se notar que existem maneiras de quantificar em casa como a cafeína afeta sua pressão arterial e uma alternativa é medir os níveis antes de beber sua xícara ou xícaras de café e depois de meia hora ou no máximo duas horas beber novamente e verificar os resultados . “Se sua pressão arterial aumenta de 5 a 10 pontos, você pode ser sensível aos efeitos da cafeína no aumento da pressão arterial”, explica o site médico.
Da mesma forma, é importante que você consuma café diariamente em horários estratégicos, pois embora muitas pessoas o bebam para começar o dia ou para um melhor desempenho durante o treino, sabe-se que quem tem hipertensão deve evitar beber antes de realizar atividades, o que pode aumentar a pressão , como é o caso de exercícios intensos ou levantamento de pesos.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!