Olá, você já teve ou conhece alguém que teve herpes? Hoje, falaremos sobre esse vírus que afeta a nossa pele e que, na maioria das vezes, se manifesta de maneira sensível e visível a cavidade oral, olhos, boca e também aos órgãos genitais.
São muitos os preconceitos e muitas são também as explicações sobre o que é a herpes. Por isso, hoje, 17 de agosto, traremos aquilo que for necessário para que você possa entender de uma vez por todas o que, de fato, é a herpes.
Leia mais: Existem chás para infecção urinária? Descubra tudo com a leitura abaixo
O que é herpes e como pega no corpo?
A herpes nada mais é do que um vírus que causa infecção no nosso corpo, essas infecções acabam se tornando feridas e na maioria das vezes são contagiosas também. Quando o indivíduo se encontra portando o vírus, comumente ele se manifestará de forma visível ao redor da boca e/ou nos órgãos genitais.
O nome do vírus que causa a infecção se chama herpes simplex virus. Praticamente todos nós um dia já fomos expostos a ele ainda enquanto criança. Assim como muitos vírus, ao contrairmos a herpes, ele atravessa a nossa pele, entra nos nossos nervos e acaba se alojando em locais específicos de nosso corpo.
O fato de a maioria de nós já sermos portadores do vírus não significa que iremos o desenvolve-lo, pois, geralmente, ele se encontra em estado inativo. Por isso, por vezes, só se manifestará quando vier a ser reativado novamente.
Tipos de herpes
Existe dois tipos, a labial e a genital. Em ambos os casos, a transmissão ocorre através do contato.
- No caso da herpes genital, a transmissão ocorre quando há uma relação sexual sem proteção e, assim, acaba ocasionando feridas e coceiras nas regiões genitais.
- Já a herpes labial, a transmissão ocorre quando uma pessoa portando o vírus ativo, beija uma outra pessoa e o vírus que já está nessa outra pessoa se ativa, causando feridas ao redor da boca.
Tratamento e prevenção
As formas de se prevenir são bem simples. Manter sua imunidade sempre alta, comendo sempre alimentos saldáveis e que contenham nutrientes. Uma boa higiene nunca é demais, não é mesmo? Manter os órgãos genitais sempre limpos, nunca repetir as roupas íntimas, etc.
Contudo, mais importante é: conheça sempre o parceiro(a), que você está se relacionando. Afinal, proteção nunca é demais, não só pela prevenção contra a herpes, mas também contra outros vírus e DSTs. Desde já, agradecemos pela sua companhia de sempre, espero que tenhamos ajudado. Para ter mais dicas incríveis, acesse nosso blog!
Continue lendo: Remédio para piolho comprimido existe? Cuide ainda mais da saúde das crianças