A infecção por H. pylori ocorre quando esta bactéria infecta o paciente, podendo desta forma, causar câncer no estômago. É um microrganismo cuja prevalência é extraordinariamente alta, infectando 50% da população mundial.
Embora seus efeitos variem dependendo da genética bacteriana, genética do hospedeiro, fatores ambientais e idade, o H. pylori é uma das principais causas de câncer no estômago.
Leia também: Estes alimentos reduzem o câncer
Essa bactéria também pode causar úlceras pépticas , que são feridas que aparecem na parede interna do estômago ou duodeno e se caracterizam por causar muita dor, semelhante à queimação.
A maioria das pessoas não percebe que tem a infecção, pois geralmente não apresenta sintomas. Caso seja identificado um portador da bactéria, é possível evitar que ela desencadeie doenças como as já citadas por meio de medicamentos.
Como ocorre a infecção por H. pylori?
O H.pylori geralmente é transmitido pelo contato direto com a saliva, vômito ou fezes de alguém que já está infectado, embora a infecção também possa ocorrer por meio de alimentos ou água contaminados.
Os fatores de risco para a infecção estão relacionados às condições de vida de uma pessoa, pois o risco de contraí-la aumentará se ela sofrer com problemas de superlotação ou se não tiver uma fonte confiável de água potável.
Para detectá-lo, especialistas chilenos analisam amostras fecais em busca da bactéria para, eventualmente, iniciar um tratamento específico com antibióticos para eliminá-la do estômago.
Quais são os sintomas que ela produz?
Não está claro por que muitas pessoas não apresentam sintomas, mas é possível que tenham maior resistência aos efeitos nocivos da Helicobacter pylory.
Quando há sinais de infecção, geralmente estão relacionados a condições como gastrite ou úlceras.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!