O que você sabe sobre gastrite nervosa? A conexão entre seu sistema digestivo e seu cérebro é inegável. Cada um influencia o outro diretamente e você provavelmente já experimentou isso mais de uma vez. Estresse , ansiedade ou uma emoção muito forte podem alterar sua digestão, causar diarreia ou inibir o apetite.
“Um intestino com problemas pode enviar sinais para o cérebro, assim como um cérebro com problemas pode enviar sinais para o intestino. Portanto, a dor de estômago ou intestino de uma pessoa pode ser a causa ou produto de ansiedade, estresse ou depressão”, explicaram eles do Harvard Medical Escola .
É assim que a gastrite , uma condição gastrointestinal comum, pode se apresentar devido a um estimulante externo, como as emoções, chamada de gastrite emocional ou nervosa.
O que é gastrite nervosa?
A gastrite é uma doença que surge com a inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago.
Existem várias causas para esta condição, mas geralmente ocorre em pessoas infectadas com Helicobacter pylori ou outras bactérias, que tomam muitos analgésicos (como ibuprofeno ), pessoas idosas, que bebem muito álcool ou tratamento de câncer.
Mas uma das causas mais incomuns é o estresse, que pode resultar em gastrite aguda, explicam no Manual do MSD . Não só o estresse mental pode desencadear a doença, uma lesão grave, como uma queimadura, por exemplo, também pode causar inflamação intestinal.
“Não se sabe exatamente por que uma doença grave pode causar gastrite, mas pode estar relacionada à diminuição do fluxo sanguíneo para o estômago, aumento da quantidade de ácido no estômago e/ou capacidade prejudicada do estômago de proteger e renovar o revestimento gástrico. ”, escreveram no site .
Quais são os sintomas?
É comum que o desconforto apareça quando a situação de estresse ocorre ou pode ser mantida constantemente.
Dependendo de cada pessoa, os sintomas podem variar, mas do Triborough Gastroenterology Center, nos Estados Unidos , eles listam os mais comuns:
- Dor de estômago ou desconforto que varia em gravidade.
- Sensação de estar satisfeito, mesmo com pouca comida.
- Acidez.
- Ardor no peito.
- Inflamação.
- Náusea.
- Dor no pescoço e ombros.
- Problemas para dormir.
- Irritabilidade.
- Perda de cabelo e alterações na pele.
Se você apresenta uma ou mais dessas doenças, é melhor consultar um médico diretamente, para conhecer as opções de tratamento.