A maconha é uma droga ilegal em muitas partes do mundo, mas continua a ser bastante popular e usada em todo o mundo. Embora seus efeitos sejam conhecidos devido à sua classificação como alucinógeno e depressor , poucos estudos foram realizados sobre seu impacto na saúde do corpo.
Especialistas acreditam que a falta de informação tem gerado uma falsa sensação de segurança sobre o consumo da planta, para a qual mais consequências negativas estão se tornando conhecidas .
Agora, uma nova pesquisa determinou que o dano físico aos pulmões resultante do consumo de maconha é ainda maior do que o causado pelos cigarros.
Quanto fumar maconha danifica os pulmões?
Este trabalho, liderado por especialistas do Hospital de Ottawa, no Canadá , analisou as tomografias do tórax de 146 pessoas, das quais 57 se declararam não fumantes, 33 fumam apenas tabaco e 56 maconha.
Nas imagens, os radiologistas encontraram mais indícios de enfisema nos usuários de drogas, em comparação aos que fumavam apenas cigarros. O enfisema é uma doença que ocorre quando os tecidos pulmonares perdem sua elasticidade, resultando no alargamento dos alvéolos.
“93% dos fumantes de maconha tiveram enfisema, em oposição a 67% dos fumantes apenas de tabaco”, disse a Dra. Giselle Revah , principal autora do artigo e radiologista cardiotorácica do Hospital Ottawa, no Canadá, ao Medical News Today
Além disso, foi evidenciada maior deterioração pulmonar geral, como inflamação no trato respiratório, maior acúmulo de mucosa, espessamento da parede brônquica ; todos os fatores de risco para o desenvolvimento de diferentes doenças.
Os especialistas são claros sobre algumas das limitações de seu estudo. Em primeiro lugar, por enquanto, trata-se apenas de um manuscrito, que deve ser avaliado pela comunidade científica, mas também é um trabalho realizado em uma amostra muito pequena.
É até difícil para os pesquisadores garantir que a maconha seja a única responsável pelos danos, já que 50 dos 56 fumantes de maconha também usavam tabaco .
“É a combinação de maconha e tabaco que causa mais buracos nos pulmões e inflamação das vias aéreas, ou apenas a própria maconha?”, perguntou o autor principal à CNN.
Por que a maconha seria tão ruim?
Os pesquisadores sugerem que o modo de uso pode explicar por que os danos da maconha são tão extensos, em comparação com os cigarros.
É que foi demonstrado que queimar os brotos da planta também libera não apenas compostos ruins, mas também substâncias cancerígenas.
“Se você fuma um cigarro de maconha sem filtro, digamos, mais partículas entrarão em suas vias respiratórias, se acomodarão e se tornarão irritantes, e é por isso que você vê muco e inflamação”, acrescentou o Dr. Revah à CNN.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!