Fumar envelhece a pele. Promove o aparecimento de manchas, secura e rugas; e piora a cicatrização. Mas assim que o tabaco é abandonado, a aparência da pele melhora.
Depois do sol, o tabaco é o fator que mais envelhece a pele. O risco de rugas é duplicado em homens e triplicado em mulheres que fumam. Apesar dos efeitos nocivos do tabaco a nível dérmico serem maiores nas mulheres, o número de fumadores não parou de aumentar nos últimos anos.
As toxinas da fumaça que são inaladas chegam à pele pela circulação sanguínea , e isso também acontece com fumantes passivos em ambientes fechados.
É por isso que fumar favorece o aparecimento de sinais de envelhecimento precoce , como rugas, falta de hidratação e cabelos ressecados. Essas alterações na pele costumam aparecer após os 35 anos e são mais acentuadas quanto maior o consumo.
Como fumar envelhece a pele?
O tabaco altera o metabolismo da pele e as fibras elásticas que fornecem sustentação se degradam mais rapidamente. e flacidez .
Além disso, “acredita-se que diminua o nível de vitamina A , uma vitamina fundamental para a saúde e aparência da pele”. A isso devemos acrescentar a própria e repetitiva gesticulação ao inalar o cigarro.
COMO SÃO AS RUGAS DOS FUMANTES?
Os fumantes têm rugas características que são diferentes dos não fumantes. Todos nós temos rugas de expressão ao longo dos anos, mas as dos fumantes são mais profundas e marcadas ; enquanto em pessoas que não fumaram são mais suaves e redondos.
O TABACO AUMENTA O APARECIMENTO DE MANCHAS?
A pele tem um mecanismo de defesa contra os radicais livres, explica Bauzá. Em fumantes (e também em fumantes passivos em ambientes carregados de fumaça) esses mecanismos são superados e os radicais livres começam a causar estragos: eles danificam as células da pele, destroem os tecidos…
Essa alteração das células da pele afeta sua função. No caso dos melanócitos (células produtoras de melanina) sua alteração se traduz em maior produção de pigmento . O excesso de melanina (o pigmento) dá origem a manchas escuras.
POR QUE OS FUMANTES TÊM A PELE SECA E SEM BRILHO?
Quando a fumaça do ambiente entra em contato com a pele do rosto , causa ressecamento e falta de luminosidade .
Internamente, a fumaça inalada produz um grande número de radicais livres que danificam as células das camadas profundas da pele, podendo inclusive afetar seu DNA.
As toxinas do tabaco também afetam os vasos sanguíneos , responsáveis pelo transporte de nutrientes e oxigênio. Isso faz com que o tom rosado saudável da pele seja perdido e os fumantes se caracterizam por uma tez com tendência amarelada-acinzentada .
Além disso, o tabaco também afeta o nível hormonal . Eles diminuem os níveis de estrogênio com seu aumento relativo de andrógenos. Isso resulta em pele e cabelos mais secos .
FUMAR AFETA A CICATRIZAÇÃO?
Em fumantes, a cicatrização de feridas é mais lenta e há maior risco de infecção.Isso porque fumar um cigarro produz um efeito vasoconstritor que dura 90 minutos . Portanto, o fluxo sanguíneo para a pele diminui quase pela metade.
Isso é muito importante tanto na cirurgia quanto em tratamentos estéticos como o laser. Portanto, você não deve fumar antes ou depois de qualquer tratamento ou cirurgia . Antes da intervenção, o tabaco é contraindicado por cerca de 3 semanas; após a intervenção de 4 a 5 semanas.
QUANTO TEMPO LEVA PARA A PELE SE RECUPERAR DEPOIS DE PARAR DE FUMAR?
O monóxido de carbono do tabaco é 200 vezes mais ligado à hemoglobina no sangue do que o oxigênio. Portanto, a quantidade de oxigênio que atinge os tecidos diminui ao fumar.
Esta situação é revertida rapidamente quando você para de fumar. A pele recupera o seu fornecimento normal de nutrientes e oxigénio , pelo que se recupera o tom rosado que dá à pele uma aparência tão saudável, embora a recuperação mais completa da pele só ocorra 3 ou 4 anos depois de deixar de fumar. é irreversível e há rugas muito marcadas).
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!