Fique alerta com as pedras na vesícula

Fonte: CENÁRIOMT

Fique alerta com as pedras na vesícula
Fique alerta com as pedras na vesícula FOTO:PIXABAY

As pedras na vesícula são depósitos endurecidos de líquidos alimentares que se formam dentro da vesícula biliar e são compostos principalmente por cristais de colesterol ou bilirrubina que ficam armazenados nesse órgão.

A vesícula biliar está localizada na região direita do abdômen, logo abaixo do fígado, e é responsável pelo armazenamento da bile, também conhecida como fluidos digestivos, que são produzidos pelo fígado para digerir as gorduras que passam pelo intestino delgado.

Quando ocorre um acúmulo desequilibrado de colesterol, os sedimentos são armazenados na vesícula biliar e, eventualmente, levam a cálculos biliares. Como a vesícula biliar está localizada no lado direito do abdome, será nessa área onde a dor irradia, que pode até atingir a região das omoplatas e deixar desconforto em toda a região das costas.

Há casos em que se forma apenas uma massa sólida que pode ser do tamanho de uma bola de golfe, mas em outros casos há pequenas “pedrinhas” que se alojam na área.

Como saber se tenho pedras na vesícula

Muitas vezes, é identificado muito tarde, porque os sintomas não aparecem até que a doença esteja avançada e porque muitos deles coincidem com outras condições. Mas um problema com a vesícula biliar pode ser identificado por meio de exames de sangue e uma ultrassonografia abdominal.

Os cálculos biliares podem não causar sintomas .

No entanto, se um cálculo biliar se alojar em um duto e causar um bloqueio na passagem da bile, um dos seguintes sintomas pode aparecer:

  • Dor súbita na parte superior direita do abdômen.
  • Dor súbita na parte central do abdômen, logo abaixo do esterno.
  • Dor nas costas apenas entre as escápulas.
  • Dor no ombro direito.
  • Náusea ou vômito.

A existência destes cálculos é consequência de várias condições que é interessante ter em conta, como ser sedentário, consumir pouca fibra e muita gordura, manter níveis elevados de colesterol, causar perda de peso repentina, diabetes e história familiar de cálculos biliares .

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.