O que você sabe sobre a dieta vegetariana? Muitas pessoas decidem seguir uma dieta vegetariana, com base na ideia de que esse tipo de dieta à base de plantas é mais saudável do que onívora. Uma afirmação que tem suas nuances.
Há uma crença de que uma dieta vegetariana é variada e traz benefícios para a saúde , como a redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer. Uma dieta não tem nada a ver com ser vegana, vegetariana ou onívora para reduzir o risco de doenças, mas no fundo é importante a forma como abordas e como fazes este tipo de dieta para que te beneficie, porque cada um de nós é diferente do outro.
Uma dieta vegetal pode causar os mesmos problemas digestivos que uma dieta onívora pode causar. As patologias digestivas podem ser causadas por inflamações originadas por uma situação estressante, sedentarismo, consumo excessivo de açúcar nos alimentos processados ou mesmo resistência à insulina.
Estas seriam as razões para ter sensibilidades alimentares e problemas digestivos, como gases, prisão de ventre, diarreia ou inflamação abdominal. Se tais problemas não forem resolvidos a tempo, podem dar origem a doenças graves que podem ser revertidas reduzindo a inflamação e, desta forma, voltarão a ser tolerados diferentes alimentos.
E partindo desta base, deve-se levar em consideração que tanto para dietas vegetarianas quanto veganas, a principal fonte de proteína são as leguminosas e, no nível digestivo, o especialista nos diz que são alimentos complicados porque tendem a inflamar.
Uma dieta vegetariana completa e equilibrada
De qualquer forma, é importante, se você decidir seguir uma dieta vegetariana, seguir uma série de dicas para garantir que sua dieta seja saudável, completa e equilibrada. As chaves, na opinião do especialista, são:
- Evite açúcares;
- Tente evitar os carboidratos simples, ou seja, se ingerirmos carboidratos complexos , provenientes de tubérculos como batata ou batata-doce, ou de frutas;
- Consuma uma grande quantidade de gorduras saudáveis e consuma proteínas vegetais e animais, que neste caso seriam leguminosas, ovos e laticínios;
- Também seria necessário suplementar a vitamina B12 , que é fornecida pela carne, portanto, em geral, todos os vegetarianos devem tomar essa vitamina;
- E lembre-se de que, no caso dos alimentos que contêm ferro , eles são especialmente mais difíceis de serem absorvidos pelas mulheres. Recomenda-se consumi-los com alimentos ricos em vitamina C, que facilitam sua absorção, e evitar comê-los com laticínios que não favorecem sua absorção.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!