A doença de Crohn é uma doença crônica que está incluída nas Doenças Inflamatórias Intestinais.
É uma patologia que causa inflamação no trato digestivo de forma crônica, o que pode levar quem a sofre a ter cólicas, dores abdominais e diarreia persistente para a qual deve ir ao banheiro até 15 vezes ao dia.
Esta doença pode afetar qualquer parte do trato digestivo , que vai da boca do intestino ao ânus, embora afete mais frequentemente o intestino delgado e o intestino grosso, especialmente o cólon e o reto.
QUEM É AFETADO?
Embora pessoas de qualquer idade possam sofrer com isso, afeta principalmente pacientes adultos e jovens entre 16 e 40 anos de idade. E ocorre da mesma forma nos homens como nas mulheres.
No entanto, afeta cada vez mais crianças e adolescentes e sua incidência é maior em países desenvolvidos.
CAUSAS DA DOENÇA DE CROHN
A causa exata desta doença não é conhecida. A principal investigação científica realizada centra-se nas causas imunológicas ou na microbiota intestinal como fatores desencadeantes.
Pensa-se que uma das causas pode ser uma reação autoimune do corpo , ou seja, que o próprio sistema imunológico ataca as células saudáveis do corpo, considerando-as como estranhas.
De acordo com os estudos mais recentes, vários fatores ambientais, como alguns componentes da dieta, hábitos de higiene, anticoncepcionais, etc., podem alterar a resposta do sistema imunológico em algumas pessoas, causando o desenvolvimento da doença.
Uma dieta pobre em fibras e rica em açúcares refinados pode ser um fator de risco para a doença. Além disso, infecções repetidas, tabagismo, estresse ou abuso de drogas, entre outros, podem ser desencadeadores de surtos.
Além disso , a higiene extrema em crianças pequenas pode levar ao amadurecimento anormal do sistema imunológico e, na idade adulta, atacar nosso próprio corpo.
Não é considerada uma doença hereditária, embora possa haver uma predisposição genética, pois 20% dos pacientes têm algum familiar com algum tipo de doença inflamatória intestinal.
SINTOMAS DESTA PATOLOGIA
Muitas vezes o diagnóstico é complexo e leva tempo para alcançá-lo, pois muitos pacientes são assintomáticos. Apenas 25% dos pacientes apresentam sintomas.
A doença de Crohn causa úlceras nas paredes dos diferentes órgãos do sistema digestivo, causando sua deterioração.
Os sintomas da doença de Crohn podem variar, dependendo de onde e quão grave é a inflamação, mas em alguns casos são muito limitantes. Os períodos em que os sintomas se manifestam mais intensamente são chamados de surtos.
Os sintomas mais frequentes são:
- Diarreia: é o sintoma mais frequente.
- Cólicas e dores abdominais: podem aparecer em diferentes áreas do abdômen, dependendo de onde está localizada a inflamação ou se houver alguma obstrução no sistema digestivo
- Perda de apetite e peso.
- Outros sintomas possíveis podem ser febre, anemia, fadiga ou dor ou sensibilidade nas articulações.
- Além disso, quando aparecem problemas no ânus, o paciente pode sofrer de inchaço das dobras anais, fissuras, fístulas e abscessos.
- No intestino também podem ocorrer úlceras, fissuras e fístulas .
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!