A dor cervical geralmente está relacionada a um estilo de vida sedentário, má postura, tensão muscular ou estresse e ansiedade.
Afeta mais de 80% da população em algum momento de suas vidas e, depois da lombalgia, é a segunda doença mais comum nas costas. Pode aparecer isoladamente ou em conjunto com lombalgia ou lombalgia.
A dor cervical ou cervical geralmente se manifesta como um desconforto no pescoço que se move para a parte de trás da cabeça e ambos os ombros e que desaparece ao mudar de posição. baixa.
Quando esta dor continua e não é aliviada por uma boa higiene postural ou tratamento fisioterápico, a dor pode se intensificar, os movimentos do pescoço ficam limitados, a dor pode irradiar para os braços e mãos, causar formigamento e perda de força.
Também podem ocorrer episódios de vertigem e tontura, sensação de instabilidade e dores de cabeça. Por isso, diz o especialista, é tão importante, em primeiro lugar, tentar evitar que o pescoço seja carregado e tratá-lo bem quando a dor aparecer.
Como prevenir a dor cervical
Há momentos em que a dor no pescoço não pode ser evitada. Especialmente, aqueles casos em que foi causado por trauma. Por exemplo, devido a um acidente de carro resultando em chicotada . No entanto, existem outras causas que podemos prevenir. Por exemplo:
- Gerencie o estresse. Ter estresse é inevitável, mas se ele se tornar crônico e acabar afetando nossa saúde, podemos preveni-lo. Quando estamos sob muito estresse e não realizamos estratégias para gerir melhor as emoções que provocam estados de maior nervosismo, podemos acabar com maior tensão muscular, promover o aparecimento de contraturas e, sobretudo, perceber a dor com maior intensidade.
- Procure cuidar da postura ao dormir. Recomenda-se a utilização de um colchão de firmeza intermédia. O travesseiro deve permitir que o pescoço fique alinhado com o resto do corpo. A melhor posição para dormir é de costas ou de lado. A pior posição é virada para baixo.
- Cuide da postura em frente ao computador. A tela deve estar no nível dos olhos e na frente deles. Ao digitar, evite levantar os ombros ajustando a altura da mesa. Sente-se em uma cadeira com as costas retas e apoie a região lombar. Evite cruzar as pernas, além de deixá-las penduradas. O uso de apoios para os pés que permitem uma postura em ângulo reto pode ser útil.
- Desde que você esteja trabalhando. Fazer pausas para respirar e descansar os olhos ajudará a prevenir dores no pescoço. Faça paradas de 1 minuto a cada hora. Direcione seu olhar para um ponto distante e respire fundo várias vezes. Você pode aproveitar esse momento para fazer alongamentos no pescoço.
Exercícios para alongar e relaxar o pescoço
Alongar o pescoço várias vezes ao dia é essencial para relaxar os músculos e evitar dores cervicais. Esses exercícios podem te ajudar.
- Faça alongamentos leves . Sente-se ereto e mova o pescoço de um lado para o outro cerca de dez vezes lentamente. Não faça isso rápido porque você pode ficar tonto.
- Ele flexiona a cabeça . Coloque o braço esquerdo atrás das costas e, com a mão direita, alcance a cabeça para tocar a orelha esquerda. Respire fundo e, ao expirar, empurre levemente a cabeça como se fosse tocar o ombro direito. Faça com os dois lados.
- nariz a axila Comece na mesma posição do exercício anterior, mas desta vez, segure a cabeça para poder acompanhá-la enquanto ela se dobra para que o nariz toque a axila do braço direito. Em seguida, mude para a esquerda.
- Torções suaves . Também sentado e com as costas retas, deixe a cabeça cair para a frente e observe como a musculatura cervical se alonga. Tente tocar a área do decote com o queixo. Não puxe o pescoço para trás. Repita esse movimento mais dez vezes lentamente.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!