Existem alimentos processados saudáveis? A grande maioria das recomendações nutricionais se concentra em produtos frescos.
No entanto, o abastecimento da indústria alimentar não tem de ser de todo mau; Existem produtos processados que levantam dúvidas quando se trata de saber se são prejudiciais ou não , mas que podemos incluir com segurança em nossa dieta sem que ela deixe de ser saudável.
O QUE SÃO ALIMENTOS PROCESSADOS?
Podemos dizer que qualquer alimento que não seja fresco é, portanto, processado. São aqueles que foram produzidos pela indústria e que sofreram uma transformação em relação ao seu estado inicial . Agora, dentro dessa classificação, devemos distinguir os graus de processamento e separá-los do que chamaríamos de alimentos ultraprocessados : aqueles que foram fabricados a partir de ingredientes já processados e que não se assemelham em nada ao seu estado inicial, podendo conter um carregar uma quantidade significativa de aditivos (como açúcares, sais ou gorduras). Estes são os que não devemos incluir no nosso cesto de compras. Os primeiros, no entanto, podemos mantê-los em nossa dieta.
QUE ALIMENTOS PROCESSADOS PODEM SER BONS PARA A NOSSA SAÚDE?
Na dúvida, é melhor sempre consultar a lista de ingredientes ou tabela nutricional , descartando todo tipo de aditivos químicos ou sais, por exemplo. Deixamos-lhe uma longa lista de alguns produtos processados saudáveis.
- Legumes secos, congelados ou cozidos. Este último, por exemplo, pode nos ajudar a ter uma alimentação mais saudável ao não prescindir do seu consumo por falta de tempo.
- Massa integral ou massa feita com farinha de leguminosas: se não pode comer massa fresca, esta é a melhor opção e sempre muito melhor do que qualquer massa refinada ou prato preparado com massa que não podemos escolher.
- Frutas ou legumes congelados ou enlatados. Por exemplo, espinafre congelado ou recipientes com abacaxi natural.
- Azeites , desde que se excluam os refinados ou hidrogenados e com clara preferência pelos denominados extra virgens.
- Queijos: frescos e curados.
- Chocolate: quanto maior a porcentagem de cacau, melhor. Assim, ele conterá menos açúcar.
- Leite, iogurtes e kefir: sempre escolhendo os naturais, com no máximo três ingredientes e nunca adoçados. Caso não tenhamos nenhuma contraindicação nutricional , a primeira escolha deve ser sempre em sua versão integral, não desnatada .
- Nozes ou sementes descascadas, sempre cruas ou torradas .
- Farinha de trigo integral, espelta, quinoa leguminosa (como grão de bico) ou nozes (como a feita com amêndoas). Nunca farinha refinada.
- Cogumelos congelados, secos ou embalados naturalmente.
- Carnes picadas, congeladas ou curadas de qualidade no açougue. Lembrando sempre os conselhos da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o consumo moderado de carne vermelha .
- Peixes cortados e embalados ou congelados. Se forem enlatados, procure sempre optar pelos naturais ou, caso contrário, modere o seu consumo.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!