Evite pedras nos rins: saiba quais são os melhores momentos do dia para beber água

Fonte: CENÁRIOMT

Por mais que tenha uma boa alimentação e faça atividade física diária, beber água vai te ajudar a se manter saudável, além de evitar pedras nos rins. O fluido permite que seus rins funcionem da melhor maneira possível e evita que você sofra qualquer dano ao órgão .

Mas nem todo mundo tem o hábito de consumir água suficiente. Embora não exista uma recomendação que funcione para todas as pessoas, o consenso indica que as mulheres devem beber um pouco mais de 9 copos de água e os homens devem tomar 13 copos por dia.

Se você é um daqueles que, esperançosamente, toma um copo por dia, adquirir o hábito de consumir líquidos em determinados horários pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida.
Confira os melhores horários para se hidratar:

Quando você acabou de acordar

Depois de passar várias horas sem comer, uma das melhores maneiras de acordar seu corpo é beber um copo de água assim que acordar. Desta forma, você ajudará seu corpo a se reidratar.

É importante que você consuma água e não outro líquido, como café ou chá, por exemplo, pois embora essas bebidas proporcionem benefícios, também promovem a produção de urina e a desidratação .

Quando você sente fome

Quando se recomenda beber água quando sentir fome, não é para evitar se alimentar enchendo o estômago de líquido, mas, às vezes, o cérebro pode confundir os sinais de apetite com os de sede. 

É por isso que se você sentir fome em momentos estranhos, como quando você acabou de comer, você pode se servir de um copo de água para ajudar a hidratar seu corpo.

Quando sua cabeça dói

Uma das principais razões pelas quais a dor de cabeça pode começar é a desidratação, pois a falta de líquido comprime os vasos sanguíneos e, assim, o desconforto pode começar. 

Embora a água potável ajude a controlá-la e evitar que ela aconteça novamente, não é necessário parar de tomar os medicamentos que geralmente ajudam a controlar a dor.

Quando você sente sua energia baixa

“Um dos maiores indicadores de letargia ou baixa energia é que você está desidratado”, explicou a nutricionista Rania Batayneh ao Insider . “Como a água ajuda tanto na regulação do corpo quanto na função cerebral, também está intimamente relacionada ao equilíbrio do nosso humor ”.

Como cerca de três quartos do seu cérebro é composto de água, quando a porcentagem de líquido diminui, seus vasos sanguíneos se contraem, o que pode afetar sua atenção, memória, coordenação e até mesmo sua resistência. Portanto, beber água pode ser muito mais eficaz do que uma bebida energética.

Quando você se exercita

Sempre que praticar atividade física deve estar bem hidratado, pelo que deve beber água antes, durante e após a sua sessão.

É que enquanto você se exercita, você perde água porque seu suor aumenta e você perde ainda mais água porque sua taxa de respiração aumenta. Mas em qualquer situação em que você sue mais, se estiver muito quente, por exemplo, você também deve aumentar a ingestão de líquidos.

Antes do início da menstruação

Enquanto você está menstruando, as chances de desidratação aumentam, devido às alterações endocrinológicas que o corpo sofre.

Isso ocorre porque no início do ciclo menstrual os níveis hormonais de progesterona e estrogênio são baixos, e isso pode fazer com que seu corpo retenha água, o que pode fazer você se sentir inchada e lenta.

Além disso, beber bastante água pode ajudar a evitar alguns sintomas, por exemplo, se você tiver enxaquecas com frequência durante a menstruação, o líquido pode ajudar a evitá-las ou reduzir sua intensidade.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.