Evite estes alimentos para não ter enxaqueca

Fonte: CENÁRIOMT

Evite estes alimentos para não ter enxaqueca
Evite estes alimentos para não ter enxaqueca FOTO:PIXABAY

Dores de cabeça são uma ocorrência diária, mas para quem sofre de enxaqueca, elas não são apenas um aborrecimento. Este distúrbio neurológico é uma condição benigna, mas crônica que pode até ser incapacitante.

As dores de cabeça podem ser muito incapacitantes, especialmente se a dor aparecer com muita frequência e afetar gravemente as atividades normais das pessoas.

Embora os medicamentos sejam geralmente indicados para quem tem enxaqueca, existem mudanças no estilo de vida que podem preveni-las, pois podem ser causadas por estresse, calor, confinamento, jejum prolongado, falta de sono e até mesmo determinados alimentos.

Evite um episódio de enxaqueca

Álcool

Pouco mais de 35% dos 2.197 participantes em um estudo de 2018 relataram que o álcool era o culpado por trás de suas enxaquecas, especialmente se bebiam vinho.

Acredita-se que certos taninos e flavonóides dessas bebidas, como os encontrados em um cabernet sauvignon, seriam os responsáveis ​​por esse desconforto, além da desidratação se você exagerar na quantidade de drinques.

Cafeína

A cafeína é um produto que em excesso pode causar muitos danos. Embora não haja evidências científicas suficientes para recomendar que você simplesmente omita esse ingrediente de sua dieta, limitar suas porções pode ajudar bastante.

De acordo com uma revisão da literatura de 2021, os sofredores de enxaqueca que bebem muito café ou consomem muita cafeína geralmente sentem dor de cabeça quando os efeitos desse estimulante começam a desaparecer.

Alguns queijos

Queijos envelhecidos, os mais saborosos, como Parmesão, Cheddar, Gruyère, são queijos que passaram mais tempo no armazenamento, desenvolvendo seu sabor. Mas nesse processo eles também adquirem tiraminas, um composto que interage com os neurorreceptores da dor de cabeça.

Chocolate

Embora muitos médicos possam recomendar que você corte o chocolate, nem todos os especialistas concordam que é realmente o culpado pelas enxaquecas.

Conforme evidenciado por um estudo publicado em 2012, esse alimento delicioso foi relatado como o mais comum nas dores de cabeça dos pacientes. Mas outras pesquisas sugerem que não seria o chocolate em si, mas sim o desejo por algo doce, que seria o responsável pelo desconforto.

Como não há clareza sobre isso e o chocolate como gatilho ainda não foi completamente descartado, é melhor ficar longe dele.

Carnes processadas ou curadas

Enchidos, pernas de presunto curado ou pedaços de presunto de supermercado costumam conter nitrato de sódio, como um dos ingredientes que permite conservá-lo ao longo do tempo e também é classificado como um dos desencadeantes de dores de cabeça .

Frutas cítricas

Este caso também não convenceu todos os especialistas. A evidência sobre os efeitos de frutas como laranjas, tangerinas ou limões é bastante limitada.

De acordo com um estudo de 2016 , esses produtos poderiam causar enxaquecas com aura, ou aquelas que se manifestam com sintomas visuais, mas esse seria o único tipo de dor de cabeça que causariam.

Mas como para muitos especialistas é uma possibilidade que essas frutas sejam responsáveis, eles recomendam manter uma espécie de diário de dor de cabeça, no qual anotam os alimentos que ingeriram e a gravidade dos episódios, a fim de reconhecer se há um padrão.

Frutos secos

Nesse caso, não há muitos estudos que apoiem as diferentes nozes como desencadeantes de dor de cabeça, mas organizações como a Migraine Disorders Association recomendam evitá-las porque contêm fenilalaninas, um aminoácido que afeta o tônus ​​vascular, diretamente associado às dores de cabeça.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.