Se você fez um ultrassom e seu médico disse que você tem um cisto no fígado , antes de tudo, não se assuste.
É verdade que saber que há uma massa no fígado pode ser assustador. Mas ter um nódulo não significa que você tem uma doença.
Na verdade, os cistos hepáticos são ‘achados’ comuns em grande parte da população que são vistos quando você faz um exame por outro motivo. Eles geralmente não causam sintomas e não são graves.
O que é um cisto no fígado?
Um cisto é uma lesão hepática com conteúdo líquido. Os mais comuns são os cistos hepáticos simples , que podem ser encontrados em aproximadamente 1-5% da população saudável. Além destes, existem outros, como cistos hidáticos ou cistoadenomas. Muito raramente podemos encontrar muitos cistos no fígado (muitas vezes também nos rins) em uma doença hereditária chamada policistose.
Por que eles aparecem?
A causa do aparecimento de cistos simples não é conhecida. No entanto, sabe-se o que causa a hidática. Estes são a consequência de uma doença parasitária, a doença hidática.
Esta é uma infecção causada pelo verme Echinococcus granulosus ou Echinococcus multilocularis que pode ser encontrado em alimentos contaminados. E. multilocularis pode ser encontrado em alguns animais domésticos. Daí a importância de protegê-los adequadamente para evitar a propagação de doenças aos seres humanos.
Cistos, eles são mais comuns em mulheres ou homens?
Cistos hepáticos simples são um pouco mais comuns em mulheres . Quando se trata de grandes cistos simples (raros), a diferença entre homens e mulheres é maior (são quase exclusivos das mulheres).
Um cisto no fígado pode se tornar ‘ruim’?
Cistos hepáticos simples não se tornam malignos . Geralmente não causam sintomas, embora muito raramente (especialmente cistos maiores) possam causar compressão de estruturas vizinhas, ruptura ou infecção. Os cistadenomas, que são raros, podem evoluir para um cistadenocarcinoma, por isso o tratamento cirúrgico é recomendado.
E um hemangioma?
Um hemangioma é uma massa não cancerosa, ou seja, benigna que também pode aparecer no fígado. É constituído por um grupo de vasos sanguíneos. Seu médico pode detectá-lo em uma ultrassonografia ou outro teste de imagem de rotina ou para localizar outra condição.
Os hemangiomas também não se tornam malignos, por isso não é necessário tratá-los, exceto quando produzem sintomas.
Que controles são realizados em cistos hepáticos?
Isso pode ser muito interessante: 5 alimentos que você deve evitar se tiver fígado gorduroso
Em geral, os cistos hepáticos simples têm uma aparência muito característica em estudos radiológicos. Portanto, se forem pequenos (menos de 4 cm) e assintomáticos, não é necessário acompanhamento. Controles radiológicos periódicos são recomendados para pacientes com cistos maiores por 2-3 anos (se permanecerem estáveis, não são necessários estudos adicionais). Se a aparência radiológica dos cistos não for característica de um cisto simples, eles devem ser estudados com outros exames complementares.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!