A quantidade de bebidas alcoólicas que você consome estaria diretamente relacionada ao risco de sofrer de algum tipo de câncer, de acordo com uma nova pesquisa realizada por especialistas da Coreia do Sul. Neste trabalho, eles buscaram saber como os padrões de consumo afetam o risco de sofrer com a doença.
O álcool é um dos fatores de risco para diversos tipos de câncer , como câncer de faringe , laringe , colorretal , esofágico , hepático ou mesmo de mama .
Mas, de acordo com a publicação, aumentar o número de copos de bebidas alcoólicas que você serve não só aumenta as malignidades diretamente relacionadas, como também tem uma chance maior de ser diagnosticado com qualquer tipo de malignidade.
Este é outro grande exemplo de como a mudança de comportamento pode diminuir significativamente as mortes por câncer. De fato, pesquisa americana, realizada com dados de 2009, sugere que 3,5% das mortes por câncer no país americano estavam relacionadas ao álcool.
Quais são os resultados?
“Descobrimos que os indivíduos que aumentaram seu consumo de álcool, independentemente do nível inicial de consumo, tiveram uma incidência maior de cânceres relacionados ao álcool de todos os tipos, em comparação com aqueles que mantiveram seu nível de consumo atual”, escreveram no post.
Especificamente, entre as pessoas que originalmente não bebiam álcool, os especialistas observaram que elas eram mais propensas a serem diagnosticadas com câncer de estômago , fígado, pulmão , vesícula biliar , além de leucemia e mieloma múltiplo .
O dano pode ser revertido?
Neste estudo, os pesquisadores não descobriram que parar de beber sozinho baixou as estatísticas, mas “se a abstinência for mantida ao longo do tempo, a incidência de cânceres relacionados ao álcool e de todos os cânceres tende a diminuir”, escreveram os pesquisadores.
Sim, eles foram capazes de determinar que as pessoas que reduzem seu consumo de quantidades altas para moderadas ou baixas, podem reduzir as chances de sofrer no futuro alguns dos cânceres diretamente relacionados às bebidas alcoólicas.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!