Segundo o relatório do Observatório Global do Câncer , em 2020, mais de 8 mil pessoas foram diagnosticadas com câncer de próstata , enquanto outras 2.296 morreram em decorrência dessa doença.
As altas taxas de mortalidade fazem dessa doença uma das principais causas de morte no país e seria até mais mortal que o câncer de mama .
Morre mais homens de câncer de próstata do que mulheres de câncer de mama. Isso está relacionado ao fato de que existem campanhas de diagnóstico precoce e há mais informações disponíveis para as mulheres.
Como não existe um mecanismo direto que possa prevenir a doença, os especialistas recomendam check-ups regulares, assim como as mulheres que fazem mamografias.
Na maioria dos casos, você deve consultar um urologista regularmente a partir dos 55 anos. Se você tem um histórico de familiares diretos com esse diagnóstico ou câncer de mama ou ovário em mulheres, deve começar aos 40 anos, de acordo com a Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins .
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Outro motivo para diagnósticos tardios é a falta de sintomas que o câncer de próstata pode apresentar, principalmente nos estágios iniciais da doença.
Embora a melhor estratégia de prevenção sejam os check-ups periódicos, os especialistas recomendam estar atentos a manifestações como:
- Problemas para urinar.
- Diminuição da força do fluxo de urina.
- Sangue na urina.
- sangue no sêmen
- Dor óssea.
- Perder peso sem tentar.
- Disfunção erétil.
Recomenda-se consultar um urologista para quaisquer sintomas preocupantes ou persistentes. Se houver suspeita, os médicos podem realizar um exame de toque retal ou solicitar um exame de sangue PSA.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!