Um dos problemas que podem afetar o sistema digestivo são os divertículos, um distúrbio chamado doença diverticular.
Essa patologia ocorre no cólon, a parte do intestino grosso que elimina os resíduos do corpo e pode ser caracterizada pela formação de pequenos ‘bolsões’ no cólon ( divertículose ) ou pela inflamação desses ‘sachês’ ( diverticulite ).
Quando essa inflamação ocorre, o paciente pode sentir dor abdominal ou distúrbios digestivos, como diarreia.
Nos casos mais graves, você pode ter febre. É neste momento que você deve ir ao médico, pois será necessário tomar antibióticos.
O que causa a diverticulite?
A causa desta doença é desconhecida, embora geralmente esteja associada a uma dieta pobre em fibras e rica em gordura. Como sabemos, a fibra é necessária para evitar a constipação e para que o intestino possa evacuar as fezes, que são os resíduos dos alimentos que ingerimos. A fibra é uma substância encontrada em frutas, vegetais e outros alimentos, como grãos e legumes. Esta fibra absorve a água e facilita a defecação. Na ausência de fibras na dieta, pode ocorrer constipação e, a longo prazo, divertículos podem se formar no cólon.
Sintomas de diverticulite
Como dissemos, a diverticulite é a inflamação desses divertículos. Em geral, não costuma ser grave, mas você deve estar ciente desses sintomas:
– sangramento
– Febre
– vômito
– Dor que não para ou desconforto
– Mudanças repentinas no trânsito intestinal
Nestes casos, e se souber que tem diverticulose, é importante consultar um médico para um exame. Os divertículos podem se romper, causar fístulas ou bloqueios no sistema digestivo.
Após uma entrevista e exame físico, o médico pode solicitar exames de sangue, exames de fezes, raios-X, tomografia computadorizada (TC), geralmente com contraste intravenoso, ou colonoscopia.
O que é doença diverticular?
A diverticulite é a inflamação de pequenas saculações chamadas divertículos que aparecem no cólon de algumas pessoas. A diverticulite geralmente é causada por infecção bacteriana.
Que riscos existem para a saúde?
A diverticulite pode ser leve e ser confundida com diarreia transitória. Mas ocasionalmente evolui para quadros graves com infecção disseminada (sepse), abscessos, perfuração intestinal e trombose do território venoso abdominal.
Estou predisposto a diverticulose?
Os idosos, diabéticos, obesos, pessoas com prisão de ventre e pessoas com história familiar desta patologia estão mais predispostos.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!